NewsTurismo

João Pessoa discute turismo responsável na retomada da economia

Daniel Rodrigues / divulgação

A Secretaria de Turismo de João Pessoa e o Procon Municipal reuniram os representantes do trade turístico da capital paraibana, nesta segunda-feira (23), para discutir a relação de consumo entre empresários e consumidores na retomada da economia no pós-pandemia da Convid-19. Na abertura do workshop, o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, ao lado do secretário executivo, Ferdinando Lucena, reafirmou a importância de uma maior transparência nessa relação, buscando desenvolver um turismo responsável, seguro e de qualidade.

Rodrigues afirmou que a secretaria continua a dialogar com o trade turístico e o workshop passa a ser mais uma ação na busca de uma maior conscientização no sentido de oferecer os serviços aos clientes da melhor forma possível. Ele disse que, a pandemia trouxe prejuízos para todos os setores do Turismo, um dos mais impactados, e é necessário que essa retomada aconteça de uma forma transparente e com diálogo para evitar constrangimento. “Queremos garantir os direitos tanto dos empresários como dos consumidores”, revelou o secretário.

O superintendente do Procon Municipal, Rougger Xavier Guerra, disse que os empresários têm um papel fundamental para a retomada da economia e recuperar um pouco do que perderam o mais rápido possível. “Houve impacto em toda a cadeia produtiva do turismo, inclusive, muitos tiveram que encerrar as suas atividades, mas é um setor que tem uma demanda reprimida e que pode recuperar um pouco do caminho que ficou para trás”, disse.

Rougger Guerra ainda disse que no período de pandemia e pós, surgiram algumas leis que visam proteger o consumidor na relação com as empresas, mas que o diálogo continua sendo a melhor modalidade para evitar maiores perdas e danos dos dois lados. “Os textos das leis pregam uma defesa para um dos dois, mas a negociação e a transparência sempre serão o melhor remédio para ambas às partes,” concluiu.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário