NewsTurismo

João Pessoa participa do Dia Mundial da Criatividade

divulgação

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de abril, diversas cidades do Brasil e do mundo vão celebrar o World Creativity Day – Dia Mundial da Criatividade. Na cidade de João Pessoa, a data será lembrada com a realização de vários eventos colaborativos no SEBRAE, Celeiro Criativo e no Espaço Cultural. A programação contempla diferentes formatos de atividades como palestras, debates, apresentações culturais, oficinas, exposições, feiras criativas e workshops.

Realizado em 100 cidades brasileiras e em mais de 19 países, o World Creativity Day tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, com a participação de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros que ajudam a construir uma programação inédita e totalmente gratuita.

Integração mundial

Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento que está em sua 5ª edição contará com a realização de inúmeras atividades gratuitas. A data que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

O Dia Mundial da Criatividade e Inovação visa aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do ser humano. O objetivo é promover e conectar iniciativas que estimulam a criatividade e a inovação para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável.

Para o porta voz da World Creativity Organization em João Pessoa, Ferdinando Lucena “Nossa intenção é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas, organizações e governos a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”

Entre os parceiros colaborativos que apoiam o projeto estão o SEBRAE, Convention Bureau, Governo da Paraíba, por meio da FUNESC, Prefeitura de João Pessoa, por meio da SETUR, SEDEST e SECITEC, Colégio Marista Pio X, Aguiar Gestão Criativa, Jadai Eventos, Guize Produções, UP personalizados, Grupo Globo – Rede Paraíba de Comunicação e a Rede de cidades criativas da UNESCO.

Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, responsável por difundir e aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis. em nosso século. O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Programação

*Dia 20 de abril (Local: Auditório do SEBRAE)
SEMINÁRO MUNICIPAL DE CRIATIVIDADE, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

09h às 09h30 – Abertura
09h30 às 10h – Os melhores resultados de João Pessoa na Rede de Cidades Criativas da UNESCO
10h10 às 10h40 – Políticas Públicas para negócios criativos e inovadores
10h50 às 11h30 – Palestra do Zero ao Milhão
11h40 às 12h10 – Empreendedorismo Criativo
14h às 14h30 – Apresentação Cultural
14h30 às 15h10 – Criatividade no Folia de Rua
15h10 às 15h40 – Projeto Integrado: Economia Criativa no Nordeste
15h50 às 16h20 – O poder do Design para os negócios e as cidades criativas

Dia 21 de abril (Local: Celeiro Criativo)
CELEIRO ESPAÇO CRATIVO – ATIVIDADES PARA ADULTOS E CRIANÇAS

15h – Mostra Cultural no Balaio / Exposição Celeiro / Oficina de Papietagem
16h – Papo Criativo / Contação de estórias / Oficina de Origami
17h – Oficina de Mágica
17h30 – Roda de Conversa: Moda na Paraíba

Dia 22 de abril (Local: Espaço Cultural)
TARDE CRIATIVA – CRIAR, EMPREENDER E INOVAR

14h – Abertura com Apresentação Cultural
14h30 – Oficinas de saúde criativa, robótica, arte circense, corpo e movimento
15h45 – Intervalo
16h – Apresentação do Action MARISTA
16h30 – Apresentação da ORQUESTRA Armorial Ariano Suassuna
17h – Encerramento*

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário