Lâmpadas queimadas, cabos caídos e manutenção de postes de energia; saiba a quem recorrer

Você já se deparou com alguma situação envolvendo postes com lâmpadas queimadas, cabos no chão, postes que parecem desgastados e não soube a quem recorrer? Além de responsáveis diferentes, a solicitação dos serviços também segue processos variados. Por isso, é preciso atenção para recorrer à empresa ou instituição adequada e especializada na demanda.

Os serviços de manutenção, reparos e substituição de postes, em ambientes públicos, são realizados pela Energisa, de forma a garantir uma energia cada vez mais confiável e segura. Para tanto, a concessionária realiza obras permanentes de manutenção da rede, implementação de novas tecnologias, inspeções técnicas, entre outras. Até o final deste ano, R$ 274 milhões serão designados para as ações de manutenções preventivas e melhorias do sistema elétrico em todo o Estado, 40% a mais que o valor investido no ano passado.

Então, se você se deparar com um poste abalroado ou que pareça desgastado, em via pública, deve entrar em contato com a Energisa pelo Call Center: 0800 083 0196. Ao receber a solicitação, a concessionária enviará uma equipe técnica ao local para avaliar a condição do poste e realizar os procedimentos adequados, seja de remoção ou substituição. “Após avaliar, a equipe analisará o que é preciso fazer em relação ao poste e incluirá no planejamento de obras de empresa, levando em consideração a urgência de cada caso. Para tanto, a equipe leva em consideração a condição da estrutura e o risco de acidentes. Por isso, não há um prazo exato para a remoção, manutenção ou substituição de cada poste”, explica o gerente de Operações, Felipe Costa.

Além de acomodar a rede elétrica de todos os municípios, a infraestrutura de postes da Energisa também é compartilhada com outras empresas que prestam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura por meio de fios e cabos (empresas de telecomunicações). Para que esse tipo de serviço seja seguro e eficiente – assim como o fornecimento de energia elétrica – a Energisa realiza ações permanentes com as empresas de telecomunicações sobre a importância de seguir as normas necessárias de compartilhamento de postes com segurança.

Portanto, se você encontrar fios partidos, caídos ou pendurados, mantenha-se longe, e entre em contato com a distribuidora de energia pelo Call Center. Ao acionar a distribuidora, equipes da Energisa serão enviadas até o local para verificar a demanda e solucionar o que for necessário. Se os fios forem de energia, os procedimentos de reparo serão executados. Caso os cabos sejam de telecomunicações, a Energisa executará os procedimentos prévios de segurança, e a empresa responsável será notificada para adotar as devidas medidas de correção.

Já a Iluminação Pública é responsabilidade das prefeituras municipais, de acordo com a Resolução 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desta forma, em casos de postes com lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, o cidadão deve entrar em contato com a Prefeitura Municipal da sua cidade e se informar em qual número deve ligar para os serviços de iluminação pública.   

Vale ressaltar que os municípios são encarregados também pela cobrança dos recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública à população, por meio da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), detalhada na conta de energia e repassada integralmente para as prefeituras. 

Como contatar a Energisa?

Para facilitar o contato com os clientes, a Energisa oferece diversos canais de atendimento, além das agências físicas. Confira, abaixo:
– Aplicativo: Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)   
– WhatsApp Gisa: gisa.energisa.com.br
– Site: www.energisa.com.br

– Call Center: 0800 083 0196

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast