CotidianoNews

Lei determina difusão do alfabeto manual em Libras em todas as entidades públicas de João Pessoa

Alfabeto manual em Libras

A fim de promover a integração de pessoas com deficiência auditiva, Lei aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) estabelece normas para a difusão do alfabeto manual em Libras em todas as unidades de saúde, centros municipais de educação infantil e escolas municipais.

Lei nº 14.963/2023, de autoria do vereador Zezinho Botafogo (PSB), tem o intuito de disseminar o conteúdo a todos que tenham interesse em conhecer e aprender a língua, facilitando, assim, a comunicação.

A justificativa do já aprovado Projeto de Lei Ordinária, diz: “Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. (…) Muitos deficientes auditivos aprendem a linguagem em centros voltados exclusivamente para pessoas com deficiência. (…) O objetivo do referido projeto é incentivar e promover a acessibilidade e difusão da Língua Brasileira de Sinais, não apenas para a comunidade com deficiência auditiva, mas para todos aqueles que tenham interesse em conhecer e aprender para facilitar a comunicação”.

A norma determina que todos os estabelecimentos deverão ter gravado, em local visível e de fácil acesso, o alfabeto em Libras.

CMPJ

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário