EventosNews

Leticia Bufoni recebe recordes no Guinness World Records por manobra inédita no céu

Trick de skate foi realizada a quase 3 mil metros de altura em avião e garante à atleta seu quinto recorde mundial

Leticia Bufoni exibe os dois prêmios do Guinness World Record (Crédito: Grazi Oliveira)

Após saltar de skate de uma pista sob medida a quase 3 mil metros de altura em avião e realizar a manobra batizada como ‘sky grind’, Leticia Bufoni recebeu, nesta terça-feira (21), dois prêmios do GUINNESS WORLD RECORDS ™: o grind de skate mais alto saindo da parte traseira de uma aeronave, a 2750m (9022ft) do chão; e o maior skatepark construído em uma aeronave, que levantou voo, com 41,95 metros quadrados. Com estes feitos, a medalhista olímpica alcança o total de cinco recordes mundiais.

Para executar a manobra com perfeição, a brasileira Leticia Bufoni reforçou seus treinos físicos e ultrapassou a marca de 100 saltos de paraquedas para se preparar para o salto com o grind. No dia 30 de agosto de 2022, ela se tornou a primeira pessoa na história a realizar um feeble grind (trick em que a atleta desliza no corrimão apoiado de lado com o truck de trás do skate) no ar e saltar de paraquedas sozinha, inventando uma nova manobra de skateboard. O vídeo Leticia Sky Grind está disponível no Link https://www.instagram.com/p/CknuZPqM1JA/ .

Para Leticia, que já havia afirmado que o dia em questão foi um dos melhores da sua vida, a premiação só ressalta a grandeza do projeto e de todo esforço dedicado. “Receber esses prêmios significa muito pra mim e me traz a certeza de que o tanto que nos empenhamos valeu a pena. Pude misturar duas paixões, paraquedismo e skate, e aplicar em algo incrível, que vai ficar marcado na história. Eu tive essa ideia maluca, literalmente sonhei com isso, e levei para o time da Red Bull, que acreditou no potencial do projeto. E fizemos acontecer. Sou muito grata a todos!”, explica.

Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que Bufoni quebra recordes. Em 2017, ela recebeu a honraria do Guinness World Records por ser a mulher com o maior número de vitórias no ranking mundial de skate da Copa do Mundo de Skate Feminino, na categoria street, chegando a bater seu próprio recorde em 2021, após conquistar a medalha de ouro no X-Games. No ano seguinte, a skatista foi premiada com mais dois recordes oficiais: por ser a skatista com maior número de títulos na categoria feminina de street do X-Games, somando cinco no total, e por ser a mulher com o maior número de medalhas no campeonato, somando 12 no total, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.

Agora, Leticia Bufoni foca em seus projetos pessoais e se prepara visando ao Red Bull Rio Conquest, evento inédito de skate street, que marcará o seu retorno, de caráter excepcional, às competições. A disputa acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, na praia de Botafogo (RJ), em pista que remete a picos clássicos da cidade.

O SALTO

Apaixonada por skate e paraquedismo, Leticia sonhou com este projeto e se preparou muito para encarar o desafio, que se tornou uma de suas maiores conquistas de vida. No Aerotelier, base aeroesportiva da Red Bull, localizada na Argentina, ela pôde se aperfeiçoar nos saltos de paraquedas e embarcou, em agosto de 2022, para os Estados Unidos, na cidade de Merced, Califórnia. Lá, a paulista contou com mais de 50 pessoas na montagem e filmagem da pista de skate sob medida, construída dentro de um avião Hércules C-130 – o mesmo utilizado nos filmes de Velozes e Furiosos.

Com apenas cinco chances para acertar a manobra, a brasileira fez do seu sonho realidade: já dentro da aeronave, e carregando um paraquedas de quase 10 quilos, Leticia andou de skate, fez sua manobra com perfeição e saltou, aterrisando de paraquedas. O feito quase ‘hollywoodiano’ foi filmado por Craig O’Brien, o mesmo skydiver que pula com Tom Cruise em ‘Missão Impossível: Efeito Fallout’, e contou com lentes Panavision, usadas nas superproduções cinematográficas de Quentin Tarantino.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário