CotidianoNews

Mais de mil coqueiros são plantados na orla de João Pessoa

Imagem Kleide Teixeira

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), plantou mais de mil mudas de coqueiros nos 24 quilômetros da orla, desde 2021. De Gramame ao Bessa são, aproximadamente, cinco mil coqueiros, monitorados pelos engenheiros agrônomos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam.

Os técnicos da Semam também são responsáveis pelo plantio e, quando necessário, pela retirada e transplante das árvores. As maiores concentrações de coqueiros são nas praias do Cabo Branco e Tambaú, mas é possível encontrá-los ao longo de toda a orla.

“Os coqueiros, além da sombra, dos frutos, das palhas utilizadas no artesanato, também contribuem para manter o equilíbrio da nossa faixa de areia, com a função de agir como fixador de duna, impedindo que a areia se espalhe pelas ruas e avenidas da orla. Sem dúvida uma das árvores mais simbólicas e importantes para o nosso patrimônio ambiental”, explica o engenheiro agrônomo chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, Martinho Queiroga.

Pedido de poda – A população de João Pessoa pode solicitar o serviço de plantio urbano e poda pelo telefone (83) 3213 7018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As solicitações também podem ser feitas pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. Depois de baixar o aplicativo, basta clicar na aba “Serviços”, procurar por autorização arbórea e preencher a solicitação, informando dados para contato e foto do local.

PMJP

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário