MulherNews

Marcas do Grupo Boticário anunciam estratégia de carnaval integrada com ações para impulsionar o segmento de beleza na data no Brasil

Durante a manifestação cultural mais famosa do país, as marcas O Boticário, Beleza na Web, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult e TRUSS percorrem praças desejadas e populares do período em um movimento plural e abrangente que enaltece as tradições brasileiras

Marcas do Grupo Boticário

As marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beleza na Web, Vult TRUSS do Grupo Boticário anunciam estratégia integrada para o carnaval que, juntas, são responsáveis com 29 ações espalhadas pelo Brasil, de Olinda a São Paulo, que acontecem em diferentes formatos – desde o patrocínio de espaços premium, como camarotes e ações na Sapucaí, até ativações em blocos de rua. Com o movimento, que é uma agenda prioritária e conjunta das marcas desde 2023, a abrangência e capilaridade do grupo se mostram como as principais alavancas de negócio destacadas nas ações da data para atingir os mais diversos públicos e espaços.

O propósito da estratégia, que impulsiona o segmento de beleza nacional no período, está pautado pela ideia de gerar conexão, reconhecendo e participando das tradições culturais brasileiras. É o que reforça Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “Naturalmente, a beleza é um dos elementos que protagonizam o carnaval, das ruas aos camarotes, e vemos nele uma gama de possibilidades para fortalecer a nossa relação com os nossos consumidores e, também, a robustez do nosso portfólio – que se conecta, de inúmeras formas, com a população brasileira e suas diversas possibilidades de celebrar a festa”, afirma a executiva.

Presentes em 2 de cada 3 lares brasileiros e dialogando com 90% da população, as marcas preveem ações desde o pré-carnaval, que percorrem praças mais desejadas e populares do período. A ideia é criar narrativas que façam sentido para todas as pessoas e que ajudem a dar visibilidade a agendas prioritárias e de impacto social, como o exemplo de Vult, marca que celebra o orgulho e lidera um projeto proprietário, o 220 Vults, para capacitação de profissionais da beleza, com cursos de unhas e maquiagem direcionados à emancipação econômica de mulheres periféricas. Vult, ainda, será a pioneira ao apoiar a TPM (Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma da Paz de Madureira), primeira escola de samba formada totalmente por mulheres.

Além disso, as marcas buscam incentivar a beleza como vetor de expressão. “Entendemos que para cada pessoa e em cada região, o carnaval é vivenciado de formas diferentes. Por isso, para este carnaval, buscamos utilizar da nossa presença em território nacional para potencializar nossos pontos de contato e, assim, chegar ao maior público possível – em número e pluralidade – de forma consistente, seja nas ativações presenciais ou nas conversas geradas no ambiente on-line, onde impactamos um número ainda maior de pessoas”, completa.

Ações e ativações impulsionam o segmento de beleza no carnaval

Este será o maior carnaval de rua da história do Boticário, presente em 19 blocos de rua – Então, Brilha!, Seu Vizinho, Quando Come se Lambuza, Beiço do Wando, Angola Janga, Havayanas Usadas, E o Amô e Juventude Bronzeada (Belo Horizonte); Carnaval dos Amigos (Goiânia); Patusco (Olinda); Galo da Madrugada (Recife); Chame Gente e Bangalafumenga (Rio de Janeiro); Pipoca do Saulo e Camaleão do Bell Marques (Salvador); Abrava, Bangalafumenga, Latinha Mix e Galo da Madrugada (São Paulo) – que irão receber patrocínios e diferentes ativações que envolvem photo opportunity, ações volantes, distribuição de brindes e experimentação de produtos.

As ações do Boticário são parte do movimento “A Beleza do seu Carnaval”, que está ancorado em uma campanha que enaltece a beleza dos diferentes carnavais e celebra a auto expressão e a regionalidade de cada festa, um conceito que permeia todas as frentes de atuação da marca, tanto no físico, quanto no digital. As atividades, que começam com forte presença já no pré-carnaval, foram pensadas para trazer a diversidade de tradições culturais e também de localidades, que incluem espaços e blocos historicamente conhecidos, como o Circuito Barra Ondina e o Galo da Madrugada, respectivamente.

Enquanto O Boticário, marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros*, aposta na amplificação de pontos de contato, Eudora investe no plano de se posicionar no território da moda. Ainda no início de fevereiro, a marca, que em 2023 esteve nos maiores eventos high fashion nacionais e internacionais, estará mais uma vez no Baile da Vogue com ativações e squad de celebridades no tapete vermelho da festa mais cobiçada do período. Em seguida, se une à Beleza na Web, a maior plataforma digital especialista em beleza do país, para invadir a Sapucaí com as categorias de maquiagem e cabelo, respectivamente, por meio de patrocínio inédito do NOSSO Camarote, que tem previsão de receber 20 mil pessoas nos cinco dias de festa.

Vult, com ampla penetração no mercado nacional de beleza e dona do pó compacto mais vendido do Brasil, segundo dados da Nielsen, também patrocinará o Camarote Lounge Carioca, na Sapucaí, mantendo sua presença em uma das maiores avenidas do carnaval brasileiro. A marca ainda preparou o lançamento da linha Colors, primeira coleção idealizada especialmente para o carnaval, que transborda cor e brilho, e assinará, pelo terceiro ano consecutivo, a beleza de Viviane Araújo. Já em TRUSS, o brilho característico do carnaval se materializa em uma nova linha especial, composta por fixadores que oferecem inúmeras possibilidades de styling para os penteados, famosa manifestação de criatividade nesta época do ano.

E falando em criatividade e expressão, Quem Disse, Berenice? lança nova campanha digital, Minha Boca de Carnaval, pautada por reviews, tutoriais e trends, cujo mote valoriza e incentiva uma liberdade que começa pela boca e enaltece esta que é a protagonista de makes e símbolo de experimentação e descobertas. Além disso, reforçando a autoridade na categoria de maquiagem, a marca preparou uma edição de Carnaval do seu tradicional Menu de Makes oferecido em loja, com o tema “Desenhe a sua beleza para esse Carnaval com Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell”. Essa edição especial estará disponível até 03 de março em todas as lojas que já oferecem o serviço de maquiagem, os agendamentos para realização da maquiagem podem ser feitos diretamente em loja ou pelo site da marca, com investimento de R$ 139,90, valor que é 100% revertido em produtos à escolha.

“De forma proprietária e complementar, nossas marcas buscam por uma atuação cada vez mais consistente no carnaval, data esperada por tantos brasileiros anualmente e estratégica para o Grupo Boticário. Prezamos por ser parte da vida das pessoas com pertinência e fazer parte da cultura através de uma construção perene de relacionamento somados a produtos, iniciativas e campanhas pioneiras e inovadoras, ampliando nossa abrangência e protagonismo no mercado de beleza”, finaliza a diretora-executiva de Branding e Comunicação.

Sobre o Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.

Fontes: *Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022. **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Sobre EUDORA
No mercado desde 2011, EUDORA tem como principal missão ser espelho das mulheres que são protagonistas das próprias vidas e correm atrás de seus sonhos. A marca reforça e valoriza que cada pessoa se reconheça como especial e singular, porque o brilho de cada uma é único. O glamour, a sofisticação e a qualidade dos produtos se destacam em categorias, como maquiagem, perfumaria, cabelos, corpo, banho, cuidados faciais e infantis. Hoje a marca conta com um portfólio de mais de 600 SKUs. Presente em todo o território nacional, Eudora chega até os consumidores por meio de representantes, e-commerce, farmácias e perfumarias, entregando experiências e sensações únicas em produtos de alta performance.

EUDORA. Seu brilho é único.

Sobre Quem Disse, Berenice?

Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos, que entende que a indisciplina faz parte da rotina da beleza e da vida real. Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil e nove lojas em Portugal, além de e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, em que a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$ 139,90 em produtos de QDB.

Sobre a Beleza na Web

Beleza na Web é a maior plataforma digital especialista de beleza no Brasil, com um vasto portfólio de marcas exclusivas que vai desde produtos para cabelo e corpo até perfumaria e maquiagem, além de itens para bem-estar sexual, casa, pet e saúde. A empresa ainda possui uma seção exclusiva para profissionais do mercado chamada “Beleza na Web Pro” e um blog denominado “Loucas por Beleza”, considerado referência no setor. A marca reflete a evolução da plataforma e dos consumidores, reforçando o papel de facilitadora da beleza, com intuito de potencializar e fazer parte de uma jornada de descobertas. 

Sobre a Vult

Vult é uma marca brasileira que nasceu em 2004 para democratizar a beleza e atender os mais diversos perfis de consumidoras. Conta com um portfólio completo de produtos para maquiagem, cuidados pessoais, esmaltes, pincéis e acessórios que são distribuídos em diversos pontos de venda e canais espalhados por todas as regiões do país. Antenada nas grandes tendências, Vult é uma das líderes no mercado de beleza no Brasil, com produtos desenvolvidos sob os melhores padrões de qualidade e a preços acessíveis. Um dos propósitos da marca é potencializar a ascensão de mulheres brasileiras com o projeto 220 Vults, que capacita e leva a beleza como instrumento de emancipação econômica para as mulheres periféricas. Desde 2018, Vult passou a integrar o portfólio de marcas consagradas do Grupo Boticário, um dos dez maiores varejistas do Brasil.

Sobre a TRUSS

TRUSS é uma marca nacional, que há mais de 20 anos se destaca no segmento de produtos capilares, com ampla presença em salões de beleza no Brasil e em quase 40 países no mundo. Lembrada pelos consumidores mais exigentes e recomendada pelos profissionais cabeleireiros mais qualificados, a TRUSS desenvolve produtos de alta performance com matérias-primas e ativos de última geração, que verdadeiramente cumprem o que prometem. Em 2022, a TRUSS passou a integrar o portfólio de marcas consagradas do Grupo Boticário, um dos 10 maiores varejistas do Brasil, ampliando significativamente a presença do grupo na categoria de cabelos e reforçando a atuação com novos públicos e parceiros, como o profissional de beleza.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário