GastronomiaNews

McDonald’s anuncia volta do programa Portas Abertas

Para celebrar a reabertura das cozinhas mais famosas do mundo, marca convida o podcaster Igão para fazer um tour e esclarecer as dúvidas dos clientes sobre tudo o que está por trás do preparo dos icônicos sanduíches

Divulgação

No marco do Dia Internacional da Transparência, comemorado todos os anos em 28 de setembro, a Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s em 20 países da América Latina e do Caribe, anuncia a volta do Programa Portas Abertas. A iniciativa, que nos últimos anos ficou disponível apenas no formato de visitas online devido às restrições causadas pela COVID-19, já levou mais de 10 milhões de pessoas para conhecer de perto as cozinhas do McDonald’s em todo o Brasil e agora está preparada para voltar a receber os clientes. É a chance ideal para quem sempre quis desvendar os segredos dos sanduíches mais famosos do mundo, desde a seleção dos melhores ingredientes até os rígidos protocolos de segurança do alimento dos restaurantes.

O tour pela cozinha não requer agendamento prévio. Durante aproximadamente 20 minutos, o Gerente do restaurante e sua equipe guiarão os visitantes por toda a experiência da cozinha, que inclui a demonstração das medidas de higiene e segurança do alimento, a origem e armazenamento dos ingredientes, a preparação dos pedidos e muitos outros processos que, embora não sejam visíveis, fazem parte do sólido compromisso da rede com a alta qualidade. Além, é claro, de interagir com os funcionários, a maioria jovens passando por suas primeiras experiências formais de emprego, que se dedicam ao preparo das refeições que chegam até as bandejas todos os dias.

De acordo com o estudo anual “Trust Barometer 2022 of Latin America”, realizado pela agência de comunicação Edelman, a qualidade da informação é a característica mais poderosa para gerar confiança em todas as instituições. A pesquisa também afirma que a tendência atual das pessoas é não acreditar em algo até que tenham evidências de sua confiabilidade. “Qualidade e transparência são valores inegociáveis para o McDonald’s e ajudam a fortalecer a confiança dos clientes com a marca. É por isso que, desde 2014, abrimos as portas das cozinhas dos restaurantes com o intuito de desmistificar alguns mitos sobre os nossos produtos, processos e protocolos de segurança e higiene”, conta David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados.

A celebração da data também ganha a internet. Em parceria com o Igão, um dos podcasters mais relevantes do país e que ingressou no mercado de trabalho em um restaurante do McDonald’s, a marca leva ao público a experiência de visitar a cozinha mais famosa do mundo e revela algumas McCuriosidades para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre os processos e produtos mais consumidos da rede. Assista ao vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=mK-Q7VIlwq4

“Minha relação com o McDonald’s é muito antiga e nele tive minha primeira oportunidade de emprego. Quando tinha 16 anos fui funcionário da rede e em três anos passei de Atendente a Treinador do Restaurante. Aprendi muita coisa e foi uma experiência que nunca vou esquecer. Estar de volta hoje, tendo a oportunidade de fazer um tour na cozinha e mostrar para os consumidores todo o processo por trás dos sanduíches e de todos os alimentos que chegam até eles, é muito gratificante. Além disso, é um grande reconhecimento a toda minha trajetória e eu fiquei feliz demais pelo convite”, comenta Igão.

Segundo Rogério Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, as pessoas estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos alimentos que consomem, além de interessadas em entender a origem, como são produzidos e principalmente manuseados os alimentos que vão para a sua mesa. “O programa Portas Abertas é uma forma de oferecermos a elas a oportunidade de conhecer melhor os processos da marca e ver em primeira mão o trabalho que fazemos para ter ingredientes dos mais elevados padrões de qualidade e origens certificadas, cuja preparação passa por rigorosos processos até chegar à mesa do cliente de forma segura. Além disso, somos a única rede do setor de alimentação rápida a abrir nossas cozinhas ao público e proporcionar essa experiência a todos. Fazemos isso porque temos orgulho de nossos produtos, das nossas pessoas e dos processos dentro da nossa operação”, diz Barreira.

Assim, além de descobrir tudo o que acontece atrás dos balcões dos restaurantes e aprender dicas úteis para aplicar em suas próprias cozinhas, o Portas Abertas é um convite aos consumidores para que conheçam também o compromisso da rede como a maior geradora de primeiro emprego formal para jovens da América Latina e as práticas de sustentabilidade ambiental que fazem parte da estratégia ESG da companhia, a Receita do Futuro.

Para conhecer mais sobre o Portas Abertas, acesse: https://mcdonaldsdeportasabertas.com.br/. Para aqueles que querem visitar a cozinha e saber todos os protocolos do McDonald’s sem sair de casa, o site também oferece a possibilidade de fazer o tour virtual.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário