MTur lança novo Manual do Multiplicador durante o Festival das Cataratas

apresentação do novo Manual do Multiplicador, que orienta a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, é um dos destaques da participação do Ministério do Turismo no 17º Festival das Cataratas, iniciado nesta quarta-feira (30.11) em Foz do Iguaçu (PR). A publicação, atualizada conjuntamente com o Instituto Federal de Brasília (IFB), busca ampliar a adesão ao Código de Conduta Brasil. (Acesse AQUI o manual)

Lançado em 2018, o Código incentiva empresas e prestadores de serviços turísticos a assumirem posição explícita de repúdio e de enfrentamento a crimes do tipo. Trata-se de um instrumento de livre adesão, devendo os interessados estarem inscritos no Cadastur, o cadastro de operadores de turismo no país, e firmarem termo de compromisso. (Saiba mais AQUI). A ação integra o Programa Turismo Seguro do MTur, lançado em 2022 e executado em parceria com o IFB.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, defende empenho no sentido de se preservar os direitos de crianças e adolescentes na área. “Evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo é um compromisso do MTur e essencial para a segurança da comunidade local e dos próprios turistas e trabalhadores. É essencial que haja o comprometimento do setor para que a atividade não seja usada como ferramenta para a prática de crimes”, justifica.

O Manual do Multiplicador tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização do Ministério do Turismo quanto à causa, que também incluem a realização de oficinas, eventos, a divulgação de vídeos informativos e a oferta de um minicurso de capacitação, direcionados a prestadores de serviços turísticos. O secretário nacional de Desenvolvimento e Competividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, ressalta que o manual favorece o engajamento do setor.

“Pessoas que entrarem em contato com o manual e se apropriarem de seu conteúdo podem e devem compartilhar conhecimento com a sua rede de contatos. Nós trabalhamos por uma ampla mobilização para cuidar das crianças e adolescentes no turismo e o nosso desejo é que o manual sirva para a construção de um Brasil melhor e mais justo”, enfatiza Pinheiro, que representou o ministro Carlos Brito na abertura do festival.

O detalhamento do novo Manual do Multiplicador foi feito nesta quinta-feira (01.12) pela coordenadora de Segurança Turística do Ministério do Turismo, Laís Campelo, e as autoras do documento – as professoras do IFB Elisséia Paes, Simone Pinheiro, Alice Watson e Sandra Tabosa. Durante o Festival das Cataratas, que segue até esta sexta-feira (02.12), a publicação será exposta a prestadores de serviços turísticos no estande institucional do MTur no evento.

OUTRAS AÇÕES – O MTur dispõe de um estande de 102 m² no festival, onde é realizada a promoção de destinos nacionais, como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará e Paraíba. O espaço também reúne localidades das Rotas Amazônicas Integradas, projeto apoiado pelo MTur e que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, com foco nos segmentos de ecoturismo, de turismo de aventura e de pesca esportiva.

Outro destaque do estande do MTur é a apresentação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital. Desenvolvida em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a iniciativa, ainda em fase de construção, deve unificar informações dos turistas, incluindo o check-in em hotéis e atrativos turísticos, e possibilitará a consolidação de dados essenciais para a formatação de roteiros turísticos e o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas.

FESTIVAL – Uma das principais feiras de turismo do Brasil e da América Latina, o Festival das Cataratas é realizado anualmente. O evento, que em 2022 conta com a presença de 1.300 marcas e 270 estandes, tem como foco o desenvolvimento do turismo, da economia, do conhecimento técnico-científico e do meio ambiente, além da geração de ideias, de oportunidades de negócios, da troca de experiências e de soluções sustentáveis. (Saiba mais AQUI)

O festival, que deve receber mais de 5.500 participantes, também envolve a organização da tradicional Feira de Turismo e Negócios, com a exposição de produtos e serviços de diversos segmentos turísticos. Há, ainda, eventos complementares, a exemplo do Salão do Vinho Argentino, da Arena Gastronômica, do Hackatour Cataratas (maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas) e do Fórum de Internacional Turismo do Iguassu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast