EventosNews

MTur participa de solenidade de entrega do Selo Serra Catarinense Sustentável

Aproximadamente 90 serviços turísticos receberão certificados por desenvolverem ações de sustentabilidade

Serra Catarinense recebe certificados do Selo Sustentável. Crédito: Renato Soares\MTur

O Ministério do Turismo (MTur) participa, nesta terça-feira (14/03), da cerimônia de entrega do Selo Serra Catarinense Sustentável, fruto de uma parceria da Pasta com o Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (CISAMA). Serão certificados cerca de 90 empreendimentos, entre eles pousadas, restaurantes, eco trilhas, caminhadas, fazendas, bares, hotéis, vinícolas e sítios. O evento acontecerá no Mercado Público de Lages (SC) e contará com a participação das autoridades locais.

Grande potencial do turismo nacional, a Serra Catarinense possui um turismo diverso com serviços de lazer, ecoturismo e turismo rural. Mediante ações desenvolvidas pelo Selo, a região estabeleceu de forma integrada às atividades turísticas práticas responsáveis e inclusivas que promovem a cultura da sustentabilidade.

Para obtenção do Selo os estabelecimentos passaram por um processo constituído por quatro fases. Primeiramente foi disponibilizado um formulário com o regulamento para preenchimento, e os estabelecimentos selecionados passaram por uma visita técnica para realizar o diagnóstico e desempenhar estratégias sustentáveis. Em seguida, as empresas realizaram a inscrição das ações de sustentabilidade desenvolvidas em 2022, que foram verificadas pelo Comitê Gestor do Programa.

Após esta verificação da conformidade, os estabelecimentos recebem, agora, o Selo Serra Catarinense Sustentável – Verde, em cerimônia pública.

O projeto prevê a emissão do Selo anualmente, desde que os estabelecimentos estejam alinhados com o desenvolvimento do turismo sustentável. A oportunidade proporciona a geração de novos negócios, inclusão de toda a cadeia do turismo no processo de produção, fortalecimento da autoestima das comunidades social e empresarial, bem como ampliação da diversidade de produtos para atender ao turista.

O SELO SUSTENTÁVEL – Com ações focadas no turismo sustentável, o Selo Turismo Serra Catarinense Sustentável tem o objetivo de desenvolver práticas de responsabilidade ambiental, sociocultural e econômica, destacando empreendimentos que se comprometam com a sustentabilidade. No programa, os estabelecimentos passam por capacitação e ações de aperfeiçoamento de produtos e serviços turísticos, buscando aumentar a competividade e a sustentabilidade do conjunto de empreendimentos que formam a Serra Catarinense.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário