CotidianoMercado ImobiliárioNews

Obras de arte compõem fachada de empreendimentos Massai e encantam visitantes

Para Guy Porto, sócio-diretor da empresa, peças transmitem sentimentos e boas energias

Artes da fachada de um empreendimentos Massai

Contribuir para o desenho das cidades e incentivar o desenvolvimento da engenharia e do turismo são alguns dos objetivos da Massai, geradora de soluções para o mercado imobiliário e uma das cem maiores construtoras do país. Destaque na construção civil e na elaboração de projetos, a empresa também é conhecida por desenvolver as cidades onde atua com empreendimentos arrojados e encantadores no que diz respeito à arte, arquitetura e paisagismo.

Compondo fachadas e encantando passantes em João Pessoa, a Massai investe fortemente em obras de arte que atuam na democratização do acesso a monumentos e peças artísticas. A iniciativa não só atende a Lei Municipal 11.649, que obriga as edificações com área construída superior a 2 mil m² a conter uma obra de arte original em destaque, como também oferece oportunidade a artistas independentes para apresentar seus trabalhos.

Para Guy Porto, sócio diretor da Massai, esta é uma iniciativa nobre e incentivadora. “Nós, da Massai, poderíamos colocar uma obra apenas para atender ao ponto de vista legal, mas escolhemos fazer mais que isso. Entregamos obras que geram sentimentos, reflexões e também pontos ‘instagramáveis’ que dão orgulho não apenas aos moradores do empreendimento, mas aos visitantes do bairro”, explicou.

A curadoria da Massai contempla esculturas, murais e painéis com materiais resistentes e duradouros compatíveis com o projeto arquitetônico principal do empreendimento. “Gostamos de obras que gerem sentimentos e que estejam em consonância com o significado do empreendimento. Escolher uma nova peça é uma experiência empolgante. A minha sensibilidade me permite sentir as obras e experimentar sentimentos que vão além da estética, da matéria. Para mim isso é importante”, contou Guy.

Alguns destaques – Um dos projetos de maior destaque da Massai é o MHS 31. Nele, a obra exposta na área externa é um portador de deficiência, com perna mecânica, que passeia com seu cachorro – uma obra do artista paraibano Wilson Figueiredo. Internamente, o prédio conta com pinturas no elevador exclusivas para cada pavimento – trabalho da artista Jô Cortez e a jovem Maria Clara Porto, que na época tinha apenas 15 anos.

A entrada do BA’RA Hotel, último lançamento da Massai, “A criatura das águas” relaciona ao nome do hotel, que significa mar em tupi-guarani. O trabalho tem assinatura do artista plástico pernambucano Lucena Neto e é uma escultura de técnica inovadora, sem usar tinta – apenas areia e terra para sua composição, cor e movimento.

Outra obra de arte presente no BA’RA é a “Fluidade Surreal”, uma pintura artística de autoria dos grafiteiros Felipe Meira e Ax Ag. Juntos, que criaram um cenário baseado na identidade visual e nas cores do hotel com forte associação ao ambiente aquático.

Outra obra impactante é a que decora a fachada do Residencial Palazzo Roberto Pinto. Don Quixote, de Miguel de Cervantes, foi a inspiração para o artista Wilson Figueiredo para conceber o empreendimento de Campina Grande pela Construtora Massai. Wilson Figueiredo baseou-se na arquitetura neoclássica para a escultura que ele denominou “Fantasia e Fascínio”, que mede 3 metros de altura.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário