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Paciente recebe “visita” do animal de estimação em hospital de João Pessoa

Seguindo todos os protocolos de segurança, a enfermeira Carla Valeska Ramos Caldas recebeu o carinho da sua cadela Maju

Uma visita muito especial levou alegria a paciente Carla Valeska Ramos Caldas, que recebeu o carinho da Maju, a cadela de estimação que faz parte da família. Ela está em cuidados paliativos devido a uma enfermidade avançada, e encontrar Maju foi um desejo atendido pela equipe do hospital.

A iniciativa faz parte do Dia do Desejo, uma das ações de humanização realizadas pela Unimed JP para atender as vontades dos pacientes, com autorização médica, cautela e protocolos rígidos de segurança. Para que o encontro fosse possível, a equipe multiprofissional do Hospital Alberto Urquiza, junto com os médicos da paciente e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), avaliaram as condições da paciente e da “visitante”.

“As duas estavam sentindo falta uma da outra. Elas se veem por chamada de vídeo, mas não é a mesma coisa”, declarou Francisco Sérgio, pai de Carla. Ele disse estar muito agradecido pelo hospital ter atendido ao pedido da filha. “Acho muito importante o hospital fazer esse tipo de ação, pois dá mais alegria não só ao paciente, mas a nós da família”, afirmou.

Conforto e bem-estar– A médica Andrea Gadelha, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Alberto Urquiza, disse que essas ações são realizadas para dar conforto e bem-estar ao paciente. “Com esse tipo de iniciativa, levamos felicidade a quem está internado. Essa felicidade proporciona energia para as pessoas, traz conforto e bem-estar”, afirmou.

Além da visita de Maju, Carla recebeu ainda uma refeição especial como parte do Dia do Desejo. O almoço foi carne de sol desfiada, purê de batatas e macarrão ao molho de tomate. Uma refeição pedida por ela e preparada especialmente para este momento.

Humanização – As ações de humanização acontecem diariamente no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. São mais de 30 projetos, que levam alegria, carinho, conforto e bem-estar aos pacientes.

No Dia do Desejo, que não tem data fixa, os pacientes podem receber visitas especiais, participar de atos religiosos, escutar a música preferida, comer algo diferente, passear ao ar livre. Já houve, inclusive, festa de aniversário e um casamento na capela do hospital. Todas as ações são pensadas e desenvolvidas pelo Setor de Experiência do Cliente em parceria com a equipe multidisciplinar.

 

Imagem: Carla Valeska e Majú / divulgação

Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

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