NewsTurismo

Paraíba formaliza o Fórum de Turismo Rota Sanhauá

Que inclui os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Santa Rita e Bayeux

Fórum de Turismo Rota do Sanhauá

O Programa de Regionalização e Interiorização do Turismo do Estado da Paraíba, através do secretário executivo do Turismo Delano Tavares, do interlocutor estadual Miguel Ângelo Gomes e da presidente interina Vera Simões coordenaram a formalização, no auditório da PBTUR – Empresa Paraibana de Turismo, do Fórum de Turismo Rota Sanhauá, que inclui os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Lucena e Bayeux.

A formalização do Fórum de Turismo foi um trabalho coletivo de gestores estaduais, municipais e também fruto da consultoria do Programa Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae nacional, coordenado na Paraíba pela gestora Regina Amorim e que tem como consultor nos municípios que fazem parte do Fórum, Danylo Aguiar.

O Fórum de Turismo Rota Sanhauá tem como missão agregar a gestão pública da iniciativa privada para a promoção de ações que desenvolvam o turismo sustentável na rota. Na ocasião da instalação do novo Fórum de Turismo aconteceu a aprovação do estatuto, eleição da nova diretoria e formalização da Instância de Governança Regional – IGR. Foram eleitos presidente Luiz Gomes de Sousa Costa Júnior, que é o atual secretário executivo de Turismo de João Pessoa, vice presidente Vera Lúcia de Almeida Simões; 1º Secretário Haenell Farias da Costa; 2º Secretário Thiago Vinicius Pereira de Brito 1º Tesoureiro, José da Costa Justino Neto; 2º Tesoureiro Antonio de Almeida Tourinho Filho Conselho Fiscal: Antônio Fernandes de Melo Barbosa, suplente Joselma Alves dos Santos; Francisco Coelho Mendes, suplente Rayssa Marlene de Holanda Silva; Rejane Maria Pinto de Azevedo, suplente Célia Domiciano Dantas Montenegro.

Todas as entidades públicas, privadas e empreendedores do turismo dos municípios envolvidos que comparecerem ao auditório da PBTUR, somando 21 entidades, foram admitidas como membros fundadores, entre elas a Associação dos Jornalistas de Turismo – Abrajet PB, Associação dos Catamarãs, Instituto Mar de Esperança, de Lucena, Sindicato dos Guias de Turismo, Associação de Artesãos do Farol de Cabedelo, Associação de Mulheres do Porto do Capim, UFPB, Liga Carnavalesca, entre outras.

Na mesma reunião foram criadas as Câmaras Temáticas de Promoção e Divulgação do Turismo, Infraestrutura e Segurança. O presidente do Fórum de Turismo Rota Sanhauá disse que “ é uma satisfação assumir o Fórum com a Vera Simões, que já vem fazendo um trabalho muito importante. Vamos unir forças e trabalho desses municípios para fortalecer o setor junto a inciativa pública e privada, e as câmaras vão fazer com que o trabalho flua mais rápido”.

Rosa Aguiar

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário