NewsTurismo

Paraíba lança Painel de Inteligência de Dados Turísticos

Painel de Inteligência de Dados Turísticos

Com a proposta de reunir os principais indicadores do setor turístico da Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) lançou, nesta terça-feira (19), às 10h, no Hotel Hardman, em João Pessoa, o Painel de Inteligência de Dados Turísticos da Paraíba. A ferramenta vai reunir informações que vão auxiliar empresários, gestores públicos, investidores e empreendedores para tomada de decisões mais assertivas.

A plataforma é uma iniciativa do Centro de Inteligência de Dados Turísticos (Cidtur) e da Coordenação de Tecnologia da Informação da PBTur que reúne informações sobre fluxos de passageiros, ocupação hoteleira, Cadastur, entre outras. Os indicadores são obtidos a partir de fontes diversas, como pesquisas, estatísticas e sistemas de monitoramento.

De acordo com o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o Painel vai fornecer dados para nortear decisões dos gestores públicos e privados do turismo. “A iniciativa vai criar subsídios para a construção de cenários estratégicos para o desenvolvimento turístico do Destino Paraíba”, destacou.

Segundo o gestor de Inteligência de Mercados, Competitividade e Inovação da PBTur, Marcus Abrantes, os dados que irão compor o Painel de Monitoramento e Indicadores Turísticos darão uma visão geral desses indicadores. “Ele vai promover a transparência, a participação e a cooperação entre os diferentes atores envolvidos no turismo, bem como disseminar o conhecimento sobre o setor”, comentou.

“O objetivo é que o setor possa usar as informações para elaborar estratégias que tornem o nosso destino mais atraente e competitivo, tanto para os visitantes quanto para os moradores da Paraíba”, ressaltou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas.

O Painel é uma parceria entre a PBTur, Setde com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sebrae, Fecomércio, Aena, IBGE e Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.

PBTur

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário