NewsTurismo

Paraíba registra aumento de empresas e de serviços cadastrados no Ministério do Turismo

PBTur / divulgação

Os investimentos realizados nos últimos anos pelo Governo da Paraíba, além de incrementar o turismo, têm incentivado o crescimento das atividades ligadas ao setor. De janeiro a outubro deste ano, houve um aumento de 38,51% nos números da Paraíba no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. Os dados da Coordenação Regional de Serviços Turísticos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) mostram que em 2022 foram feitos 857 cadastros, enquanto neste ano já somam 1.187 registros.

O Cadastur monitora diversas atividades ligadas ao setor, como: Agências de Turismo, Meio de Hospedagem, Transportadora Turística, Organizadora de Eventos, Guia de Turismo, Restaurantes, Locadoras, Casa de Espetáculo, Prestação de Infraestrutura para Eventos, Prestador do Segmento Turístico, Acampamento, Parque Aquático e Temático.

De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o cadastro nacional é uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo segurança na contratação de prestadores de serviços turísticos legalizados em todo o país.

Na Paraíba, o maior número de procedimentos realizados no site do Cadastur, entre cadastro inicial e renovações dos Prestadores e Profissionais de Serviços Turísticos, foi registrado por:

Agência de Turismo – com 195 cadastros inicias e 250 renovações, totalizando 445 procedimentos.

Guia de Turismo – com 199 cadastro inicial e 108 renovações, no total de 307 procedimentos.

Meio de Hospedagem – com 41 cadastros iniciais a 84 renovações, com total de 125 cadastros.

Restaurantes – 70 cadastros iniciais e 47 renovações dos existentes, somando 117 procedimentos.

Segundo Maria José Belizario, coordenadora regional de Serviços Turísticos da PBTur, o mês com maior número de cadastro inicial foi setembro, com 158 solicitações, enquanto que o mês de outubro, até o dia 19, teve 129 solicitações na plataforma Cadastur. “O crescimento do cadastro nacional representa mais emprego, mais renda e qualificação dos profissionais e das empresas ligadas ao setor, que entendem a importância de estar legalizados junto ao Ministério do Turismo”, ressalta Maria Belizário.

PBTur

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário