CotidianoNews

Parque Arruda Câmara é reconhecido pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos 

Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa — Foto: Rafael Passos/Secom-JP/Arquivo

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)  conquistou o segundo lugar no I Prêmio Helena Quadros 2023, concedido pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos, pelas “Estratégias de Educação Ambiental”, desenvolvidas pelas equipes do Parque.

Ligado à Prefeitura de João Pessoa, sob administração da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o Parque Zoobotânico tem uma equipe de profissionais que trabalham com educação ambiental. A atuação se dá no atendimento às crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas e privadas, que fazem visitas guiadas ao Parque, bem como no trabalho de recepção dos visitantes, que têm a oportunidade de receber informações sobre os bichos abrigados na Bica, a importância do local como uma Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, entre outros aspectos sobre nossa fauna e flora.  

Para o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, conquistar o segundo lugar, já na primeira edição do Prêmio, tem um significado extremamente importante. “As ações na Semam têm a educação ambiental como um tema transversal, presente desde as abordagens dos nossos fiscais, que priorizam informar e educar, até as atividades propriamente ditas de educação ambiental, como as oficinas com estudantes, a ida das equipes da Bica nas escolas, o cuidado ao recepcionar os visitantes no Parque, a atuação dos técnicos da Diretoria de Bem-Estar Animal, todos aqui trabalham para contribuir para a mudança de mentalidades em relação ao planeta em que vivemos. E ter o nosso trabalho reconhecido pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos é para nós motivo de orgulho e sentimento de que estamos o caminho certo”,  concluiu.  

Rede Brasileira de Jardins Botânicos – Foi fundada em 1991 e tem uma atuação voltada para a aplicação de acordos e convenções da área ambiental e para a adoção da temática da conservação na concepção e nos estabelecimento da missão dos jardins botânicos brasileiros.  

PMJP

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário