CulturaNews

Poeta brasleiro é premiado na Itália

Autor do premiado MELANCOLIA e do recém-lançado CORAGEM, Carlos Cardoso recebe prêmios em Roma, em reconhecimento à sua obra poética

Carlos Cardoso recebe prêmios em Roma

Encarado como um dos expoentes da poesia brasileira contemporânea, consagrado com uma série de prêmios pelo livro “Melancolia”, o carioca Carlos Cardoso acaba de conquistar duas prestigiosas honrarias internacionais, em reconhecimento à força lírica de sua obra e ao humanismo de seu olhar, entregues a ele em Roma, na Itália. O autor do recém-lançado “Coragem” ganhou o Prêmio Amicizia Italia Brasile La Palma d’Oro di Assissi-Pax. Durante a premiação, Cardoso leu para o público italiano três poemas de sua autoria: “Pedra”, “Ora” e “Calmaria”.

O cerimonial foi conduzido pela secretária geral da Associazione Amicizia Italia Brasile, Bartira Carmignotto da Silva; pelo deputado Fabio Porta; e o embaixador S. E. Everton Vieira Vargas. Segundo documentação da Associazione Amicizia Italia Brasile, a premiação concedida a Cardoso “é uma contribuição bilateral de troca cultural”.

Em seu discurso de agradecimento, Cardoso destacou:

“Eu sou um brasileiro em Roma. É meu dever como autor – e, sobretudo, como cidadão do meu país – entender que minha presença aqui simboliza um gesto de consideração para com o Brasil. É um reconhecimento de vocês para com o que a minha terra natal produz na arte, no verso”, disse o poeta.

No próximo dia 14, a obra de Cardoso será debatida no evento Lírica da Coragem, no Estação NET Rio (R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo), às 19h. Na ocasião, o autor fará um bate-papo sobre seu processo de criação, seguido por uma sessão de autógrafos de “Coragem”.

Durante o lançamento de “Coragem” no Rio, em outubro, o imortal da ABL e poeta Antonio Cicero ressaltou a relevância de Cardoso na cena literária nacional. “Todo grande poeta, quando lido, transporta a gente para a terceira dimensão da vida, que é a dimensão transcendente da arte. Carlos hoje é um dos grandes”.

No texto do posfácio de “Coragem”, a professora e pesquisadora Celia Pedrosa diz que “o trabalho poético de Carlos Cardoso, pela superação de dicotomias convencionais, alimenta algumas importantes tendências da poesia contemporânea. São elas: o reinvestimento no lirismo, força afetiva de subjetivação, que impulsiona a relação reflexiva entre um eu desacomodado e o mundo belo e violento”.

A ensaísta, escritora e acadêmica da ABL Heloisa Buarque de Hollanda, que escreve na orelha de “Coragem”, afirma: “A poesia de Carlos Cardoso, antes de mais nada, é uma técnica de sobrevivência. Sua ligação visceral com a escrita permeia a sua vida. Carlos Cardoso se comunica através da poesia, sobrevive através da poesia”.

Poemas de Cardoso foram interpretados por Othon Bastos, Patrícia Pillar, Tony Belloto e Malu Mader em interpretações registradas em vídeo. Essas leituras – assim como alguns de seus versos – podem ser acessadas no instagram @carloscardosoficial e no site www.carloscardoso.com.

Sobre o autor

Carlos Cardoso é um poeta e engenheiro carioca premiado no Brasil e no exterior por sua lírica. Conquistou uma série de honrarias com o livro “Melancolia” (2019). Seus poemas foram traduzidos e publicados na França, na Espanha, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos, no México, na Colômbia, na Bulgária e na Ucrânia, entre vários territórios estrangeiros. Em 2021, lançou o aclamado “Sol Descalço” e, em 2023, regressou às livrarias com o inédito “Coragem”.

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário