Meio AmbienteNews

Preamar-PB é ampliado com investimento estadual de R$ 10 milhões e novas parcerias estratégicas

Praia de Costinha - Lucena - PB - Crédito Ticiano Alves

O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB) inicia uma nova fase, com ampliação do Programa, com cerca de 10 milhões de investimentos do Governo Estadual. O Governador da Paraíba, João Azevêdo assina nesta segunda-feira (29), às 10h, no Pavilhão de Congressos do Centro de Convenções de João Pessoa, um acordo histórico para a ampliação do Preamar-PB, que nesta nova fase, irá tratar também do gerenciamento costeiro integrado dos nove municípios do litoral paraibano, identificando os pontos de erosão marinha e propondo, por meio do conhecimento científico, as medidas necessárias para esta contenção.

O Preamar-PB, que inicialmente contemplava a instalação de recifes artificiais marinhos, áreas temáticas para o mergulho contemplativo e a restauração de ecossistemas coralíneos naturais em João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde ampliará o estudo para Pitimbu, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca. A ampliação do Preamar-PB é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Polo de Inovação do IFPB, por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) e o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB).

O objetivo do Programa nessa nova fase é realizar um diagnóstico ambiental que possibilitará a compreensão dos fenômenos naturais, do uso e da ocupação do solo e do ambiente marinho, além de identificar as vulnerabilidades presentes nos municípios litorâneos da Paraíba, em longo prazo. O mapa final de intervenções contendo a indicação das medidas corretivas para as obras de proteção serão entregues em um ano e oito meses após a assinatura da ampliação.

“Há um ano iniciávamos a parceria com o IFPB, visando regenerar os nossos recifes naturais e criar recifes artificiais, além de museus subaquáticos em parte do nosso litoral, elevando o nível do mergulho contemplativo em nossas praias. E isso é um importante produto turístico. Agora, tendo o reconhecimento e parceria de outras instituições, como o MPF, o projeto cresceu e podemos dizer que por meio da ciência apresentaremos à sociedade as melhores medidas para conter o avanço do mar em nosso litoral. É a Paraíba se posicionando globalmente como um estado que demonstra que há possibilidade de haver desenvolvimento econômico de forma efetivamente sustentável” – comemora Rômulo Polari – diretor-presidente da Cinep.

Os recursos serão destinados ao diagnóstico e ao monitoramento ambiental, visando à prevenção de erosão costeira e ao planejamento contra eventos climáticos extremos. A iniciativa pretende evitar soluções de curto prazo que, sem uma análise contextual, poderiam acarretar mais danos do que benefícios aos nove municípios do litoral paraibano.

A cerimônia desta segunda contará com a presença de diversas autoridades, além de figuras proeminentes, como o professor Frederico Pereira Brandini, do Instituto Oceanográfico da USP e o conhecido navegador, Capitão Vilfredo Schürmann, da família Schürmann.

Sobre o Preamar-PB

O Preamar-PB nasceu a partir da proposta de instalar recifes artificiais marinhos, desenvolver áreas temáticas para o mergulho contemplativo e restaurar ecossistemas coralíneos naturais. Essas iniciativas visam não apenas auxiliar na recuperação da biodiversidade, mas também promover o turismo náutico e subaquático sustentável, contribuir para o manejo da pesca na Paraíba, além de promover diversas outras ações socioambientais.

Em reconhecimento à profundidade e ao valor dos estudos técnicos e científicos efetuados ao longo de 2023, as entidades parceiras perceberam o impacto que essas pesquisas poderiam ter na formulação de políticas públicas. Dessa constatação, nasceu a decisão de se ampliar o Preamar-PB, transformando-o em um pilar para a gestão integrada e sustentável do litoral paraibano, promovendo não só a conservação ambiental, mas também o desenvolvimento socioeconômico da região.

“Esta ampliação representa um salto qualitativo para o Preamar-PB. Além de continuar promovendo a conservação marinha e o ecoturismo, agora, poderemos realizar um planejamento ambiental informado e proativo, protegendo nossas costas para as futuras gerações.” – enfatiza Cláudio Dybas, coordenador-geral do Preamar-PB.

Esse investimento simboliza um novo capítulo para a Paraíba e para o Brasil no que diz respeito à gestão consciente e sustentável dos ecossistemas litorâneos. O Preamar-PB emerge como um exemplo de como a ciência e o compromisso ambiental podem se integrar, traduzindo-se em ações concretas para o bem-estar econômico e ecológico.

Ascom Preamar-PB

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário