O Brasil registrou o melhor primeiro trimestre da história em gastos de turistas internacionais, segundo afirmaram o Ministério do Turismo (MTur) e a Embratur. A receita gerada pelo turismo internacional também cresceu 21% em relação a 2023, totalizando R$ 10,45 bilhões deixados no país.
Além do recorde de gastos, o Brasil também registrou o recorde de entrada de turistas internacionais nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, com um total de 740.483 visitantes. Esse número representa um aumento de 1,6% em relação ao recorde anterior, registrado em 2018, antes da pandemia.
Março também foi um mês positivo para o turismo internacional, com um aumento de 28,8% no número de visitantes estrangeiros em comparação com o mesmo período de 2023. A entrada de divisas em março foi a quarta melhor da história, totalizando US$ 592 milhões.
A estratégia da Embratur de diversificar os destinos entre os países vizinhos da América do Sul também está apresentando resultados positivos, com países como Uruguai e Paraguai quase dobrando o número de turistas enviados ao Brasil em relação a 2023. Na Europa, Portugal teve o maior crescimento, seguido pela Alemanha. Já na América do Norte, os Estados Unidos registraram um aumento de 10,1% no número de turistas enviados ao Brasil.
Ana Macêdo com MTur