NewsTurismo na Paraíba

Queimadas cria Circuito de Cicloturismo Cidade das Pedras com 155 km dentro do município

Circuito de Cicloturismo Queimadas / divulgação
Minuto Turismo

A cidade de Queimadas – a 139 km de João Pessoa e 17 km de Campina Grande – lançou um dos roteiros mais emblemáticos para os praticantes de ciclismo de aventura na Paraíba: o Circuito de Cicloturismo Cidade das Pedras. O novo produto é exclusivo, pois todos os 155 km de extensão estão situados dentro do território do município, representando a maior rota de duas rodas do Nordeste.

Durante o lançamento, que aconteceu no Centro Cultural Philus Haus, a secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo de Souza, informou que o Circuito de Cicloturismo envolve 17 empreendedores diretos dos setores de Alimentação e Hospedagem, que oferecem serviços e dão suporte logístico para os grupos de bike que passam pelo município.

Circuito de Cicloturismo Queimadas / divulgação


O Circuito de Cicloturismo foi criado pela secretaria por meio de uma consultoria assinada pela empresa Rebelk Consultoria de Turismo. Após meses de formação de traçados, capacitação de empreendedores e, principalmente, a atuação do poder público, o roteiro ficou perfeito para aquelas pessoas que curtem aventura ao ar livre.

“São diversos atrativos em cenários naturais que reúnem o cicloturismo e turismo de experiência dentro do município. O pedal é feito com 98% do percurso em área rural e contempla os principais atrativos turísticos naturais, culturais e gastronômicos de Queimadas, a exemplo da Pedra do Bico, Pedra da Jaca, Itacoatiaras dos Macacos, Centro Cultural Philus Haus, entre outros”, afirmou Angélica Souza.

Passaporte Circuito de Cicloturismo Queimadas / divulgação


Os ciclistas ao chegarem no ponto de partida do circuito recebem um ‘passaporte’ com 10 etapas. A cada parada de acordo com o quilômetro percorrido, um representante do roteiro carimba informando a distância. Cada ciclista opta pela distância que pretende percorrer no dia, podendo, inclusive, fazer os 155 km de uma vez. Porém, conforme a secretária, a proposta é que ele pedale aos poucos, fazendo com que fique mais tempo na cidade, aproveitando os atrativos turísticos e injetando dinheiro na economia local.

Para atender os ciclistas da melhor forma possível, todo o trajeto está sinalizado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também foi criado um aplicativo (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pb.queimadas), que permite guiar os ciclistas com diversos recursos entre mapas ilustrados, plano altimétrico, informações técnicas sobre o grau de dificuldade e de esforço físico, além dos pontos de apoio organizados para o seu acolhimento.

O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, destacou a vocação do município para a atividade esportiva e o impacto desse novo produto turístico para o desenvolvimento da economia queimadense, especialmente nas localidades que dispõem de pontos de apoio, serviços e produtos para consumo do público cicloturístico.

O pedal de inauguração do Circuito de Cicloturismo Cidade das Pedras acontece no dia 28 de novembro, às 7h, com concentração e saída do ponto inicial do percurso, no novo Mercado Público de Queimadas

Para curtir


Além de pedalar pelas trilhas criadas para o Circuito de Cicloturismo, os ciclistas podem contemplar verdadeiros tesouros da natureza, que são pontos turísticos encravados no município muito visitados pelos turistas. Queimadas é cercada por pedras, daí ser conhecida como ‘a cidade das Pedras’, permitindo que as pessoas pratiquem diversos esportes de aventura e ao ar livre, como trilhas, rapel, escaladas, entre outros.

Queimadas também tem 12 sítios arqueológicos com pinturas e escrituras rupestres que encantam e tornam a visita um importante momento de contemplação e conhecimento. Entre alguns pontos se destacam as Itacoatiaras dos Macacos, a Caverna da Loca (Cemitério indígena), Pedra do Castanho e a Pedra do Zé Velho, entre outros atrativos. Um ponto de contemplação imperdível é o pôr do sol na Pedra do Touro, que deixa a todos impactados com tamanho beleza natural.

Minuto Turismo
Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário