NewsTurismo

Questão Sobre Jurandy do Sax e Bolero de Ravel no Jacaré é abordada no Enem 2023

Divulgação

A icônica apresentação de Jurandy do Sax tocando o renomado “Bolero de Ravel” ao pôr do sol na bela Praia do Jacaré, localizada em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, ganhou evidência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrido no último domingo, dia (05). Na questão de número 17, presente na seção de Linguagens, Código e suas Tecnologias, que faz parte do caderno de cor rosa, a performance de Jurandy, que conquista admiradores há mais de duas décadas, é o ponto central da seguinte pergunta:

“O sol começa a descer por trás da vegetação da Ilha da Restinga, na outra margem do Rio Paraíba, colorindo o céu de amarelo, laranja e lilás. Então se ouvem as primeiras do Bolero, do compositor francês Maurice Ravel, executadas pelo saxofonista Jurandy. É assim o pôr do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo. Depois do Bolero, Jurandy toca Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Meu Sublime Torrão, de Genival Macedo, espécie de hino não oficial da Paraíba”.

A interpretação musical de Jurandy do Sax, codinome de José Jurandy Félix,a presenta um repertório caracterizado pela:

a – inter-relação de referências estéticos aparentemente distanciados.

b – valorização de músicas que revelam mensagens de serenidade

c – consagração do repertório erudito como cultura dominante

d – iniciativa de estímulo à vocação turistica da cidade

e – divisão hierárquica entre gêneros e estilos musicais

Qual a reposta ?

Abrajet PB

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário