É mais do que comprovado que na maioria dos restaurantes rurais existe um tripé basilar entrelaçando o sucesso desse tipo de empreendimento. O primeiro pé é a atmosfera de uma natureza exuberante, que fala por si em meio a sua beleza; o segundo, é a arte do bem receber; o terceiro e ultimo, é o maravilhoso sabor regional, ou seja, o tempero que faz a diferença. Entretanto, outros aspectos ocupam lugares de destaque no coração dos visitantes. E isso é o que acontece quando se visita o Restaurante Nega Joana em Araruna, no Curimataú paraibano.
Não bastasse a vocação natural do lugar para o ecoturismo e para o turismo de aventura, a cadeia produtiva está muito bem servida, com equipamentos de alto padrão e com excelência no atendimento. Por isso, vale a pena publicar sobre o Restaurante Nega Joana e sobre a Pousada Santa Joana. Estando em Araruna, são 2,3km de estrada para chegar lá, num percurso de seis minutos; bem pertinho.
Na chegada, de longe, já se avista uma belíssima e arrojada estrutura, típica das grandes fazendas modernas, mas sem perder a sua ruralidade bucólica. Porém, o que conta mesmo é a experiência que se leva pra vida! No Nega Joana, o objetivo principal é o bem servir; por isso, a recepcionista é ninguém menos que Tereza Teixeira, a proprietária do restaurante que, com sua alegria contagiante, recebe com carinho, gentileza e simpatia. Ah! Sem falar nos mimos, docinhos e frutas que ela, cordialmente, oferece aos seus clientes.
O conceito de serviço é impecável, o sabor da comida indescritível e puramente regional. Eu diria que é uma comida rural raiz e, segundo Tereza, o segredo para tanto sabor é a paixão pelo que se faz. Ela construiu o Restaurante há sete anos com o lema “Faça da minha casa a extensão da sua”. E, a partir disso, o caminho para a construção da pousada na fazenda foi rápido. A pousada é um plus no equipamento e foi planejada em razão de os clientes desejarem permanecer mais tempo no ambiente acolhedor do restaurante.
O menu do Restaurante é 100% regional e não deixa nada a desejar. Lá comi a melhor rabada do mundo! Além de arroz de festa, galinha caipira, ou de “capoeira” como é chamada por aqui, saladas, um delicioso pernil bem passadinho e carneiro assado, que eu provei com a farofa “da vovó”. Tudo de bom! Finalizei com o doce de leite da Mimosa e Mimosinha que tem castanha como ingrediente surpresa; e, já vou adiantando, estava “maravigold”!
A Pousada dispõe de sete quatros equipados com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito, TV, frigobar e banheiro privativo. Alguns possuem varanda com vista para o jardim. Você também pode desfrutar do café da manhã no restaurante e, se quiser, pode beber o leite quentinho, tirado na hora, das vacas Mimosa e Mimosinha. É desse leite que é feito o melhor doce da região – provado e aprovado!
Pitomba Nega Joana / Minuto Turismo Ana Célia Macêdo em Nega Joana / Minuto Turismo
No entorno do Restaurante e da Pousada, foram plantados 153 pés de frutas, dentre elas, o caju, a fruta do conde (pinha), o cajá, a seriguela, o limão, a acerola, a pitomba, a graviola, a oliveira e até o açaí, plantadas e cultivadas sem agrotóxico, pelas sensíveis mãos da Tereza. E, em se tratando de sensibilidade, não posso deixar de citar o nascer e pôr do sol da fazenda, pois dizem os clientes que é um dos mais bonitos que já se viu no Curimataú. O que eu sei é que a Tereza reinventou o famoso “chá das cinco” inglês. Agora, por aqui, ele é apreciado na beira do açude, contemplando-se o pouso das garças.
Por lá você ainda pode passear de charrete e todo sábado tem o tradicional “forró do Turista”, que é aberto ao publico em geral.
O endereço é: Sitio Santa Joana Lagoa Dos Homens, Araruna, Paraíba 58233-000 Brasil; o telefone para contato é (83) 98879-1977. O Almoço, com tudo que se tem direito, custa R$ 60,00 e a hospedagem pode ser reservada pelo numero acima.
Ana Célia Macêdo esteve no Restaurante Nega Joana e Pousada Santa Joana, a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)
Veja mais fotos:
Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo Nega Joana / Minuto Turismo