CulturaNews

Rio de Janeiro e Penedo (AL) são reconheceidas como Cidades Criativas do Brasil em “Literatura e Cinema”

Rio de Janeiro Cidade Criativa Unesco / reprodução

Na última terça-feira (31) o Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) se tornaram os mais recentes destinos brasileiros a integrar a seleta lista de 55 localidades em todo o mundo que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Esta é uma iniciativa que promove a cooperação entre destinos onde a criatividade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. A cidades foram reconhecidos nas categorias de Literatura e Cinema, respectivamente. Essa distinção foi possível graças à indicação de um comitê composto pelos ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional da Unesco no Brasil.

Essas cidades a partir de agora se comprometem a compartilhar boas práticas e estabelecer parcerias para promover as demandas culturais e criativas em seus planos de desenvolvimento urbano.

Agora o Brasil agora conta com um total de 12 municípios na Rede da Unesco, cada um reconhecido em uma categoria específica: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG) na categoria de Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) em Design; Salvador (BA) e Recife (PE) na categoria de Música; Santos (SP) no Cinema; João Pessoa (PB) na categoria de Artesanato e Artes Populares; e Campina Grande (PB) em Artes Midiáticas.

Redação com MTur

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário