EventosNews

Rota de Cicloturismo do Vale dos Sertões na Paraíba é tema de palestra para agentes de viagem na BTM

Rota de Cicloturismo do Vale dos Sertões paraibano / divulgação
Minuto Turismo

A palestra acontece no Brazil Travel Market, no dia 22 de outubro, das 15h40 às 16h10, no Centro de Eventos de Fortaleza CE e será ministrada pela gestora de Turismo do Sebrae Regina Amorim. A Rota que será apresentada, percorrerá vários municípios, da Região Vale dos Sertões, passando por: Água Branca, Jericó, Princesa Isabel, Santa dos Garrotes, Pombal, Teixeira, São Mamede, Catolé do Rocha e São Bento.

A proposta é unir as cidades em um único produto turístico para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental dos municípios e região, que já enxerga como oportunidade econômica, para abertura de empresas de aluguel de bicicletas ou hotéis de barracas. A Rota também deve contribuir para a transformação turística local e regional, na medida em que fomenta o turismo sobre duas rodas, conecta pessoas de diferentes regiões do país e movimenta à economia.

divulgação

Além da palestra na BTM, o novo produto turístico será lançado também no Festival de Turismo de Gramado (RS). De acordo com Regina Amorim, o próximo passo será organizar uma visita de reconhecimento com agentes de turismo de aventura, que queiram comercializar a Rota de Ciclismo Vale dos Sertões. Ela explica que é muito importante, para quem deseja fazer a Rota, entrar em contato com os condutores locais de ciclismo para viabilizar a confirmação de reserva de hospedagem em pousadas e conhecer alguns atrativos em propriedades particulares.

A gestora ainda disse que o ciclista pode fazer a Rota sozinho ou acompanhado de um condutor local, capacitado pelo Sebrae Paraíba, para atender aos visitantes e turistas depois partilhar as experiências e histórias do lugar. “A Rota é capaz de atrair turistas e, consequentemente, gerar renda, além de proporcionar a conservação local”, concluiu Amorim.

Regina Amorim, na Rota / divulgação


Segundo o Observatório de Ciclismo do Rio de Janeiro, essa será a Primeira Rota de Cicloturismo do Nordeste do Brasil, de forma permanente, pois as demais estão localizadas no Sul e Sudeste. Considerando os nove municípios que já aderiram a Rota de Ciclismo Vale dos Sertões, serão cerca de 450 km por estradas rurais ou vias urbanas.

divulgação

Sobre a Rota

Passando por São Mamede a Rota leva a Picotes, uma linda vila rural com hospedagem simples e restaurante regional. A paisagem natural da Serra de Picotes é única e encantadora. Muito ciclistas já conhecem esse lugar incrível que também é cenário adequado para a produção de filmes/cinema.
Em São Bento se surpreenda com a diversidade de talentos culturais, desde o artesanato à produção de redes de dormir, a fé e a religiosidade do povo sertanejo, as universidades e faculdades. Se emocione ao praticar as diversas atividades de aventura oferecidas no Vale dos Sertões desde escalada, rapel, passeios a cavalo e trilha com ciclistas locais.
Outras maravilhas podem-se encontrar no percurso da Rota, são museus, grupos culturais, produção artesanal de queijos, muitos grupos de ciclistas locais, açudes com passeio de barco ou canoa, comida regional, mostra de artistas plásticos, comunidades rurais de quilombolas com seus saberes, suas crenças e valores. Vivências culturais com trio de forró pé de serra, sarau poético ou contadores de “causos” serão algumas das atividades da noite.

divulgação




Minuto Turismo
Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário