NewsTurismo

Rota “Raízes do Brejo” chega a Dona Inês

Dona Inês / Divulgação

A rota cultural Raízes do Brejo chega, neste final de semana, dias 18,19 e 20 de novembro, a cidade de Dona Inês, localizada a 144 quilômetros de João Pessoa. Com o título “Natureza, Sabores e Cultura na Serra”, o município quer mostra roa visitante suas atrações, principalmente na área rural, com lajedos, serras, matas e cachoeiras, gastronomia criativa e arte.

A programação da rota Raízes do Brejo começa nesta sexta-feira, 18, às 15h, com o Torneio Feminino de Futsal, no Ginásio Bacurau. Às 19h, na rua Manoel Pedro, acontece a Feira de Artes e Gastronomia, e às 19h30, solenidade de abertura com a presença de prefeitos, convidados e o público. Em seguida começam os shows musicais com Beto Pohlux, Banda Feras e Lindo Silva Forrozeiro.

No sábado, 19, a programação começa às 7h, com passeio, piquenique, rapel e trilha na Mata do Seró. Às 15h30 acontece uma corrida de rua de 7,5 quilômetros com concentração na Praça do Trabalhador. Às 19h começa a Feira de Arte e Cultura e, em seguida, shows com Neco Lobão, Michele Andrade e Paulino e Banda.

No domingo, 20, às 7h, com concentração no balneário Parque das Águas, acontece a Ciclotur, disputa de ciclistas em 30 quilômetros passando pela Mata do Seró, Açude do Mulungu e Comunidade Quilombola Cruz da Menina.

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o município de Dona Inês preparou, dentro da programação do Raízes do Brejo, o Festival Quilombola, na Comunidade Quilombola Cruz da Menina.
Às 8h acontece a I Feira Quilombola, com empreendedoras do BNB Comunitário. Ao meio dia tem a Feijoada Completa, que será vendida ao custo de R$20. Às 15h30 acontece a roda de conversa: Racismo , intolerância religiosa e violência nos quilombos do Brasil, com Bianca Quilombola e convidados. A partir das 16h tem apresentações culturais. O pôr do sol será acompanhado pela Banda de Pífano de Dona Inês, às 17h. Às 18h haverá desfile da Beleza Negra, apresentação do grupo Oxumaré, Trio Forró do Bom e Marconinho Show.

Pontos Turísticos – O Museu Espaço da Memória é um ocal para conhecer a história do município. Para quem gosta de arte, o ateliê do escultor Sérgio Teófilo impressiona com suas produções principalmente os famosos pássaros. Outro local é a Igreja Matriz, inaugurada em 1852, o famoso cajueiro, local onde foi vista a Sinhá Inês e o seu companheiro negro, e a Comunidade Quilombola Cruz da Menina. O município de Dona Inês possui inúmeros locais de grandes atrativos naturais, entre eles a Pedra Lavrada, Cerca de Pedra, construção feita com pedras soltas pelos escravos, a Pedra de Chico Bento. Na comunidade de Boa Vista, a Pedra do Bico, formação rochosa onde duas pedras se sobrepõem. Na comunidade Lajedo Preto existe uma casa de farinha antiga e ainda em funcionamento, e as famosas marmitas do Lajedo Preto, formações em pedra com divisões esculpidas em baixo relevo pela natureza há milhares de anos. Tem as cachoeiras do Letreiro e do Barrocão, e a Pedra do Letreiro, com inscrições rupestres datada de três mil anos. A mata do Seró com trilhas demarcadas, área de piquenique, e para os amantes de esportes radicais é possível fazer rapel negativo na Pedra do Purgatório e a Trilha da Furna da Onça.

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário