Saiba como funciona o implante dental, que auxilia na estética do rosto e evita problemas com mastigação e da fala

O implante dental, mais do que melhorar a aparência do sorriso, tem grande importância para a saúde bucal, pois evita a perda óssea que pode ocorrer quando um dente é extraído e não é substituído por uma prótese. A falta de dentes pode levar à perda de estrutura óssea e desalinhamento dos demais dentes, causando dificuldade de mastigação e até mesmo problemas de fala.

Para garantir o sucesso do implante, é essencial que ele seja realizado por um profissional qualificado e experiente na área. Taís Cristina Rosa(CRO/PB 4533), proprietária da Odontogalerie — referência nacional em tratamentos clínicos e estéticos odontológicos — explica que além da função estética, o implante tem um papel fundamental na parte funcional do sorriso. “A mastigação bilateral ajuda a manter o equilíbrio da face, das arcadas dentárias e das articulações. A mastigação correta mantém a espessura e altura óssea das arcadas, já que o osso é estimulado e não reabsorve. Na falta de dentes, ou de implantes, o osso pode ir reabsorvendo, causando recessões nos dentes vizinhos”, explica.

O implante mantém a harmonia óssea e dentária, pois na falta de dentes, a reabsorção óssea pode ocasionar o envelhecimento prematuro da face. “O implante é indicado quando há falta de dente que pode ser por perda dentária como cárie, doença periodontal, acidente, câncer e outros ou porque a pessoa já nasceu sem ele (agenesia)”.

Diferenças — Segundo Taís, o implante é uma raiz artificial, um dispositivo de metal titânio em formato de parafuso que substitui a raiz dentária ausente. Já a prótese substitui a coroa do dente, que pode ser sobre uma raiz ou implante, bem como as móveis — com retenção por ganchos nos dentes ainda presentes na boca ou retidas pela própria mucosa, língua e bochechas, nos casos das próteses totais.

Antes de iniciar o tratamento, é necessário haver um diagnóstico e planejamento. Taís alerta que é preciso saber como ficará o futuro “dente”. “Após esta simulação, começam estudos para saber se há osso suficiente para colocar o implante por meio de exames de imagem como Raio X e tomografia. Depois disso, podemos realizar a cirurgia para instalar o implante, dependendo da situação pode ser colocado um provisório até a total cicatrização ou aguardar os meses de cicatrização e colocar a prótese definitiva sobre o implante”, detalha.

O implante também pode ser realizado de modo a substituir mais de um ou todos os dentes. “Por exemplo, se o paciente perdeu todos os dentes da mandíbula, podemos colocar quatro ou cinco implantes para suportar a prótese de todos os dentes. Neste caso ela deve ser reforçada por uma barra de metal ou zircônia”, conta.

Cuidados — O pós-operatório normalmente é de uma semana e é importante ingerir alimentos pastosos ou líquidos, ter um cuidado maior com a higienização do local, colocar compressas de gelo e ingerir comidas geladas no primeiro dia. “Normalmente com três dias de pós-operatório a pessoa já se sente muito bem. Mesmo assim, orientamos para que ela não faça esforços físicos durante a primeira semana”, sugere.

Também é necessário tomar uma série de cuidados para uma boa conservação do implante. Segundo a especialista, além da correta higienização com escova fio dental, o paciente precisa passar por avaliação com dentista para limpeza profissional, avaliação com raio X e troca do parafuso da prótese quando há necessidade.

A Odontogalerie é uma clínica odontológica especializada em tratamentos clínicos, estéticos, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses e ortodôntico. Para saber mais o site é www.odontogalerie.com.br e o instagram é @odontogalerie (Instagram). A clínica fica na Avenida Monteiro da Franca, 424 — Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast