Secult Minas Gerais promove o Plano Diretor do Turismo Verde no I Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável

Nesta quinta-feira (31/10), secretária Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, discute turismo e sustentabilidade como vetores de crescimento. Evento também terá participação de Bela Gil, cozinhas-vivas e outras atrações

“Transversalidade entre Turismo e Sustentabilidade – Pilares ambiental, social e econômico”: esse é o tema da palestra ministrada pela secretária Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, na tarde desta quinta-feira (31/10), no encerramento do 1º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável (CTCS). O evento, sediado em Belo Horizonte, acontece logo após o lançamento nacional do Plano Diretor do Turismo Verde, no qual estão previstas diversas ações em torno do turismo sustentabilidade – incluindo a criação de um selo Turismo Verde Minas, que vai certificar empresas, estabelecimentos comerciais e destinos turísticos que atendam a critérios rigorosos de sustentabilidade.

Na ocasião, Josiane ainda abordará números impressionantes que reforçam a importância do turismo enquanto impulsionador de um crescimento sustentável da economia local, como um estudo da Organização Mundial do Turismo que aponta que, até 2030, um em cada 10 empregos serão ligados ao turismo. “Em Minas, já no primeiro semestre deste ano, 15,6% das vagas abertas foram relacionadas ao turismo ou economia da criatividade, representando 1 em cada 6 empregos formais. Isso mostra que estamos além das expectativas projetadas pela OMT a nível global, em um cenário em que o Brasil é um dos países que menos recebe turistas estrangeiros. Isso só ratifica a postura do governo do estado em prol do desenvolvimento do setor, entendendo o turismo como importante vetor da economia”, comemora a secretária adjunta.

A palestra da gestora da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) integra o painel “Sinergia de ações para o fortalecimento do turismo e da Sustentabilidade em Minas Gerais”, que acontecerá das 14h às 15h, e terá ainda como palestrantes o subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), Arthur Campos; e a analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e diretora de Unidades de Conservação, Letícia Horta. O debate será mediado pelo organizador do CTCS e gestor de sustentabilidade da Cezário ESG, Rodrigo Cezário.

Durante todo o congresso, o Governo do Estado está presente com o estande Minas Turismo Verde, realizado pela Secult-MG em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Sebrae Minas, Instituto Mundu e Comitê Reparação Brumadinho. Por lá, a programação desta quinta inclui duas cozinhas-vivas com degustação das receitas de pratos mineiros executadas pelas chefs Terezinha Barbosa e Maria Rita, de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha.

Selo Turismo Verde

Nesta quarta (30/10), durante o primeiro dia do evento, foi apresentado o selo Turismo Verde, lançado oficialmente no último dia 24, na BTM – Brazil Travel Market, sediada em Fortaleza, no Ceará. Na ocasião, o superintendente de Políticas do Turismo e Gastronomia da Secult, Petterson Tonini, contou um pouco das ações do Plano Diretor do Turismo Verde, que estabelece diretrizes claras para consolidar o estado como referência, especialmente no turismo sustentável, ao mesmo tempo que promove a preservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a inclusão social.

Minas Gerais está na terceira colocação dos estados brasileiros na execução das metas relacionadas aos ODS. Entre as diretrizes do Plano Diretor estão a Sustentabilidade e Conservação, com ações de preservação ambiental, capacidade de carga e turismo de baixo impacto; Educação e Sensibilização, por meio da educação ambiental e capacitação da população; Turismo comunitário e inclusivo, com o envolvimento local e a inclusão social; e Integração regional, com a promoção de roteiros integrados e o desenvolvimento rural sustentável. O plano também contempla ações estruturantes, com a Infraestrutura verde, Políticas de Incentivo, Capacitação e Formação, fomentando um empreendedorismo sustentável.

O selo Turismo Verde é uma parceria com Secom, Codemge, InvestMinas, Sebrae-MG, Fecitur, SindiHoteis, ABIH, ABAV, Abrasel e Emater. A ação tem por finalidade apoiar o desenvolvimento qualificado do turismo mineiro e sua transição para a sustentabilidade, melhorando a qualidade e apoiando a comercialização dos serviços e produtos turísticos oferecidos pelos empreendimentos turísticos do estado. Por meio da Codemge, será definida a metodologia e critérios para melhor subsidiar decisões de órgãos competentes a investir em obras/infraestrutura priorizando áreas de maior impacto positivo e que contribua com o desenvolvimento dos territórios de maneira sustentável.

Programação repleta de atrações

A programação desta quinta inclui ainda atrações como Bela Gil, ativista, escritora, chef, apresentadora e vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico; e Barbara Menucci, presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), consultora da UNESCO-SOST Transcriativa e membro da rede #ESGpraJá.

O público do Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável (CTCS) também assistirá a uma palestra-show com o músico Bernardo do Espinhaço, no Auditório. Toda a programação do congresso é aberta ao público, bastando retirar ingresso gratuitamente através da plataforma Sympla.

Serviço:
Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável
Data: 30 e 31 de outubro
Local: The One Eventos – Av. Raja Gabaglia, 1143 – Luxemburgo, Belo Horizonte –
Horário: das 9h às 19h

Assessoria

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast