CulturaNews

Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira acontece em Itabaiana e Juripiranga

Cine das Almas e Cine Paraíso acontecem de 11 a 16 de março e homenageiam um dos mais respeitados artistas paraibanos

Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira

No interior da Paraíba, a contagem regressiva para a 2ª edição do Cine das Almas, na cidade de Itabaiana, e o 6º Cine Paraíso, em Juripiranga, já começou. Ambos os eventos, localizados na pitoresca região do Vale do Paraíba, ganham destaque neste ano ao unirem forças para criar a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira, uma celebração cinematográfica única que promete enriquecer a experiência cultural na região. A organização nomeia a semana ao homenagear o ator, dramaturgo e diretor  – e um dos mais respeitados artistas paraibanos.

Os festivais acontecem dias 11, 12 e 13 de março, em Itabaiana e 14, 15 e 16 de março, em Juripiranga. O organizador do Cine das Almas, ator e produtor cultural Edglês Gonçalves, compartilha a empolgação dessa fusão, revelando que a ideia surgiu em conversas com o cineasta, produtor cultural e fotógrafo João Paulo Lima. Ambos visionários viram a oportunidade de unir os festivais, considerando a proximidade das cidades e o potencial de criar uma semana dedicada ao audiovisual no Vale do Paraíba.

Uma curiosidade intrigante do Cine das Almas é o local escolhido para as sessões em Itabaiana – a Taberna Cultural, que ocupa o espaço onde um motor a diesel gerava luz para a cidade, trazendo agora uma nova fonte de luz à região sob a forma de cultura. Em Juripiranga, as projeções acontecerão no Clube Municipal, um local com uma rica história de festividades tradicionais.

Ambos os festivais já concluíram a fase de inscrições de filmes, recebendo cerca de mil inscrições de obras produzidas em todo o território nacional. As seleções resultarão em quatro mostras oferecidas por festival, proporcionando uma experiência diversificada para o público.

No Cine Paraíso, as mostras incluem Panorama Nacional, Parahyba, Infanto-juvenil e Mostra Fruto Proibido. Já o Cine das Almas apresenta as mostras Acunhe de filmes nacionais, Oxe de filmes paraibanos, Saci-Pererê de filmes infanto-juvenil e a Mostra das Almas, dedicada a filmes de suspense, terror e assombração.

Ambos os festivais contam com o suporte financeiro da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba e do Governo Federal, garantindo a realização deste evento que promete consolidar a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba como um marco cultural na região.

Serviço:

Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba 

Cine das Almas/ Itabaiana: de 11 a 13 de março @cine.dasalmas

Cine Paraíba/ Juripiranga: de 14 a 16 de março @cineparaisofestival

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário