Blog

Sou um “matuto” sonhador. Meu senhor, viu?

Pousada Matuto Sonhador / divulgação

Pousada Matuto sonhador, uma experiência transformadora no Cariri paraibano

Quando recebi o convite para participar de um Famtur na Pousada Matuto Sonhador, instantaneamente veio a minha mente o clássico de Flavio José, Caboclo Sonhador. Então, com licença poética, ao grande mestre da música paraibana, comecei a cantarolar, “Sou um “matuto” sonhador. Meu senhor, viu?” E assim fui cantando, desde a partida de João Pessoa até a chegada na pousada em Cabaceiras no Cariri paraibano.

Cheguei a noite e logo constatei que verdadeiramente eu estava certa, a pousada é o sonho realizado de um sonhador, o Sergeano Xavier. Ela está localizada no coração do Cariri paraibano, a 14 km de Cabaceiras, muito conhecida pela nossa “Roliúde Nordestina”, bem pertinho do Lajedo Pai Mateus, a 74 km de Campina Grande e a 198 km de Joao Pessoa, capital paraibana. Com todos esses dados, a gente não tem como se perder nesse mundo de meu Deus e pode encontrar a pousada facilmente.

Rota para Pousada Matuto Sonhador por Minuto Turismo Ana Célia Macêdo

Mas o fato é que Cabaceiras é um destino conhecido pelas grandes produções cinematográficas e também um destino vocacionado para o turismo rural, de natureza e de aventura. Por isso, a Pousada surge como destaque, uma vez que possui uma excelente infraestrutura, ambientes abertos, hospitalidade, excelente comida regional, segurança sanitária, com quartos higienizados, seguindo todos os protocolos exigidos pelas instituições de saúde nacionais e internacionais, ar puro e atividades sem aglomeração.

Atualmente, com a retomada gradativa do Turismo, e ainda diante da pandemia da Covid 19, o viajante com frequência vem mudando seus hábitos e procurando cada vez mais, o interior, os destinos rurais, em meio à natureza e que lhe proporcione experiência e vivência. Assim, o Turismo Regional está em alta e a Pousada Matuto Sonhador tem atendido as necessidades desse novo consumidor.

Saindo de João Pessoa de carro, como eu fui, temos uma longa estrada até chegarmos à paisagem local, que é agraciada com único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga, com vegetação acinzentada nessa época do ano. Observando a paisagem não se pode deixar de lembrar tantos filmes e minisséries que assistimos na TV e principalmente ao clássico de Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida”. Por isso, vai uma dica; aproveite a viagem integralmente, curta a paisagem, a simplicidade e a vida não conectada, sem muitas falas, sem consumo. Mergulhe no semiárido, na caatinga, observando e valorizando a natureza e as pessoas que vivem longe dos centros urbanos.

Pousada Matuto Sonhador por Minuto Turismo Ana Célia Macêdo

Na chegada a Pousada, nos deparamos com um belo conjunto de chalés coloridos bem arrumados e decorados com referências locais. São 12 apartamentos que contam com ar-condicionado, mesa e Wi-Fi gratuito, equipados com guarda-roupa, banheiro privativo, varanda e um gazebo do lado de fora do chalé, e mais dois, que além desses itens, também contam com banheira de hidromassagem privativa. Além de tudo, o hóspede tem a opção do café da manhã tipo buffet ou à La Carte, servido na acomodação. É luxo demais!

Chalé visto a noite / Pousada Matuto Sonhador por Minuto Turismo Ana Célia Macêdo
Redário Pousada Matuto Sonhador por Minuto Turismo Ana Célia Macêdo
Quarto Pousada Matuto Sonhador por Minuto Turismo Ana Célia Macêdo
Hidro Quarto Pousada Matuto por Minuto Turismo Ana Célia Macêdo
Café da Manhã Pousada Matuto Sonhador por Minuto Turismo Ana Célia Macêdo

No jardim, pequenas alamedas formam o caminho que liga tudo; quartos, chalés, redário, piscina e parquinho pra crianças. Do outro lado está o restaurante, área para eventos, bodega memorial, comedouro para pássaros, cercadinho com gansos, pomar com uma diversidade incrível de frutas e muitas plantas regadas diariamente. Na parte mais alta tem uma Capela, em homenagem à São Bento, que traduz a fé do baiano, Sergeano Xavier.

Capela de São Bento Pousada Matuto Sonhador por Minuto Turismo Ana Célia Macêdo

Vale salientar, que a preservação do meio ambiente é o carro chefe da administração da Pousada. E que o serviço de qualidade, o conforto da hospedagem, a gastronomia e a vista panorâmica para a mais bela paisagem da caatinga, são um convite para aproveitar, passear e relaxar.

Além da hospedagem, a Pousada realiza, trilhas de bike, passeios a cavalo, trilhas na natureza e visita a geosítios locais. Tudo isso, acompanhado por guias e condutores de turismo capacitados, que também são contratados a parte. A Pousada também oferece estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre com churrasqueira, bar e equipe disponível 24 horas.

Famtur para Imprensa e Profissionais do Turismo

Na ultima quinta feira (23) de setembro o casal Sergeano Xavier e Talita Lucena proprietários da Pousada Matuto Sonhador, receberam um seleto grupo de jornalistas e profissionais do Turismo para um jantar de apresentação da Pousada, assinado pelo Chef Samuel Cirne. O evento contou com o melhor da música regional, ao vivo, na voz da cantora, poetisa e primeira mulher cordelista de Cabaceiras, Juliana Soares. Uma excelente curiosidade foi participação do Chef Samuel, que foi impecável na interpretação de clássicos da música popular brasileira.

Assista as entrevistas relâmpago nos destaques do Instagram @anaminutoturismo


Além dos participantes do Famtur, estiveram presentes ao evento, o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro; a diretora de Turismo de Cabaceiras, Mércia Farias; a analista do Sebrae Paraíba, Kamila Albuquerque, a gestora do projeto de Desenvolvimento Territorial do Cariri Oriental, Andrea Sousa, do Sebrae de Campina Grande; a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim; a gerente executiva de Turismo do Estado, que também é jornalista, Alessandra Lontra; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande , Rosália Lucas.

Na programação, além do jantar de recepção, houve na manhã seguinte, uma visita técnica a Fazenda Gangorra, da família Cunha Lima, que está sendo preparada turisticamente, para receber visitantes, com alusões a histórias familiares, a cultura local e a seu maior ícone, o poeta, Ronaldo Cunha Lima. Depois os participantes fizeram uma trilha até a Pedra do Sapo.

Sergeano Xavier, Ana Célia Macêdo por Minuto Turismo

*A jornalista Ana Célia Macêdo esteve na Pousada Matuto Sonhador a convite do proprietário Sergeano Xavier

Serviço:
Pousada Matuto Sonhador
Localizada no Sítio Cabana Xavier e Lucena na Zona Rural de Cabaceiras na Paraíba.
Reservas: pousadamatutosonhador@gmail.com / www.pousadamatutosonhador.com
Telefone e WhatsApp: +55 (83) 98855 1972

Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

2 Comentários

Deixe um comentário