Mercado ImobiliárioNews

Tendências globais de vida em casa reveladas por uma gigante global do varejo residencial

No panorama contemporâneo, uma das maiores redes de varejo de móveis e objetos para o lar do mundo analisa uma década de dados globais sobre as essenciais necessidades para um lar feliz

divulgação

No universo contemporâneo, onde a casa não é apenas um abrigo, mas um espaço onde a vida se desenrola, a IKEA, uma das maiores e mais conhecidas redes de varejo de móveis e artigos para o lar do mundo e de origem sueca,  é, por isso mesmo e pelo histórico de pesquisas que realiza, uma autoridade incontestável na compreensão das necessidades e desejos das pessoas em relação ao lar, oferecendo insights valiosos sobre as tendências que moldam a dinâmica da vida em casa com seus reports e pesquisas.

O estudo, baseado em dados de mais de 250.000 pessoas em mais de 40 países ao longo de 10 anos, identificou oito necessidades essenciais para um lar feliz. Essas necessidades servem não apenas como parâmetros para avaliar a satisfação doméstica, mas também como indicadores de um estilo de vida moderno e sustentável.

As oito necessidades essenciais para um lar feliz:

Controle: Capacidade de gerenciar o espaço e o ambiente, garantindo conforto e refletindo gostos pessoais.

Conforto: Fundamental para um lar satisfatório, abrange a facilidade física e um sentido de relaxamento e paz.

Segurança: Importância de se sentir seguro e protegido no ambiente doméstico.

Nutrição: O lar deve fornecer um ambiente acolhedor, apoiando o crescimento e o bem-estar dos habitantes.

Pertencimento: Enfatiza a importância de se sentir conectado e aceito em casa, fomentando um senso de comunidade.

Prazer: Os lares também devem ser lugares de alegria e prazer, onde os residentes podem se engajar em atividades que amam.

Realização: Relaciona-se com a sensação de produtividade e conquista no espaço doméstico.

Aspirações: Finalmente, um lar deve inspirar e facilitar a busca de objetivos e sonhos pessoais.

O Residencial Damha Parahyba, sob o olhar visionário de Carlos Frederico Nóbrega, terrenista do condomínio, reflete e integra essas tendências no próprio conceito do empreendimento. Ao abraçar o entorno natural e proporcionar uma atmosfera de tranquilidade, o Damha Parahyba é muito mais que um lugar para morar, é uma experiência de vida. 

A perspectiva positiva destacada pela IKEA encontra eco no otimismo dos futuros residentes do Damha Parahyba, animados com sua futura vida em casa em um condomínio. A ideia de que o lar é o lugar favorito pode ser exponencialmente acentuada no Residencial Damha, especialmente para aqueles que valorizam a proximidade com a natureza, tornando-o um refúgio para ousadas reformas de vida como, por exemplo, a opção e a oportunidade do trabalho em sistema home office ou híbrido, uma combinação de empresa e casa. Com a possibilidade de mais espaço para a criação de ambientes funcionais e integrados para trabalho e lazer, o condomínio se adapta à moderna abordagem multifuncional dos lares.

As mudanças climáticas e avanços tecnológicos, citados como fatores impactantes no relatório da IKEA, são cuidadosamente considerados no Damha Parahyba. O condomínio, cercado por uma paisagem exuberante, se posiciona como uma resposta inovadora à necessidade crescente de sustentabilidade e bem-estar no lar. Na prática, isso se verifica na coleta seletiva de lixo, tratamento de água do condomínio etc. 

Ao destacar as oito necessidades essenciais, a IKEA ressalta o papel crucial de um lar no fornecimento de conforto, segurança, nutrição, pertencimento, prazer, realização e inspiração. Carlos Frederico Nóbrega, o terrenista do Damha Parahyba, compartilha essa visão, destacando que “um lar não é apenas uma moradia; é um espaço que deve nutrir a alma e inspirar conquistas diárias.”

Construir sua moradia no Residencial Damha Parahyba, mais do que uma residência, é também uma expressão de pertencimento e comunidade. Ele se alinha à necessidade humana fundamental de conexão e aceitação, criando mais que moradias, mas um ambiente que promove relações significativas e uma sensação genuína de lar, sendo não é apenas um residencial de luxo, mas é uma resposta consciente e visionária às tendências que moldam o modo como vivemos e sonhamos com nossos lares.

Acesse o relatório completo no site da IKEA lifeathome.ikea.com ou faça download do PDF.

Assesssoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário