NewsTurismo

Transporte turístico irregular é alvo de operação da PBTur no carnaval

Operação da PBTur no carnaval

Para garantir a qualidade e a segurança dos turistas que visitam a Paraíba no carnaval, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) está intensificando a fiscalização dos transportes turísticos no estado. A operação especial visa coibir a concorrência desleal e o transporte turístico ilegal. A PBTur conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), das forças de segurança, e das Secretárias de Mobilidade Urbana e de Turismo.
 
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, afirma que a operação especial é uma continuidade das ações que já são realizadas desde o ano passado. Ele destaca que a PBTur tem o papel de orientar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos, que devem estar regulares no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. “Queremos garantir a qualidade da experiência que o turista vivencia na Paraíba. Por isso, reforçamos as fiscalizações dos serviços de transportes turísticos no estado, especialmente no período de carnaval, que é uma das épocas de maior movimentação”, diz.
 
A coordenadora regional de Serviços Turísticos da PBTur, Maria José Belizário, explica que os veículos e os condutores que não atenderem às normas e regulamentos podem ser autuados, multados e até apreendidos. As penalidades variam conforme a gravidade da infração. “Nossa maior preocupação é com a segurança dos turistas, que podem ser vítimas de acidentes, assaltos ou golpes por parte de transportes irregulares. Além disso, queremos valorizar os profissionais e as empresas que atuam de forma legal e ética no mercado turístico. Por isso, pedimos que os usuários escolham transportes turísticos regularizados e denunciem qualquer irregularidade aos órgãos competentes”, orienta.

PBTur

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário