NewsTurismo

Turismo dispara no Nordeste, faz o Brasil avançar 23% e passa patamar pré-pandemia

Reprodução Internet

O Turismo disparou no Nordeste neste ano de 2022, fazendo com que o Brasil avançasse 23% no setor. Os números revelam ainda que o patamar pré-pandemia foi ultrapassado. Ao mesmo tempo, estamos bem pertos do melhor momento histórico para o setor, que ocorreu no ano de 2014.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE e a divulgação ocorreu nesta sexta-feira (14).

Para se ter uma ideia, no último ano o crescimento do setor no Ceará chegou a 55%. Já em Pernambuco, as atividades aumentaram 33%. Por outro lado, na Bahia, o Turismo cresceu 43%. Tudo isso relacionado ao mesmo período do ano passado. A amostragem do instituto para o setor só incluiu os três estados do Nordeste.

O setor avançou 22,8%, impactado especialmente pelo crescimento das receitas das empresas de restaurantes, hotéis, locação de automóveis, transporte aéreo, serviços de bufê, e rodoviário coletivo de passageiros. Nesse indicador, todas as regiões pesquisadas avançaram. Entre janeiro e agosto, o agregado especial de atividades turísticas acumula expansão de 39,1%.

Em agosto, o volume de serviços prestados no país cresceu 0,7%, após o avanço de 1,3% no mês anterior. É o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 3,3% nesse período. Com isso, o setor opera 10,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. Contudo, fica apenas 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, alcançado em novembro de 2014.

Você pode acessar a pesquisa completa do IBGE clicando aqui: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pms/tabelas

Ne9

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário