NewsTurismo

Turismo e meio ambiente devem andar juntos”, defende Yrwana Albuquerque

Gestora é secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, município cearense onde está localizada a famosa Praia do Cumbuco

Praia do Cumbuco / divulgação

De forma inédita, a Praia do Cumbuco, em Caucaia, alcançou a certificação Bandeira Azul 2022/2023, maior prêmio ecológico internacional concedido a praias, marinhas e embarcações de turismo. Destino tendência no país por atrair visitantes do mundo todo, o litoral agora se destaca como a única do estado a alcançar esse reconhecimento.

O anúncio oficial, feito pelo Instituto Ambientes em Redes, reconhece os esforços e atividades adotadas para preservação do ambiente natural. Também dá direito ao grupo de trabalho responsável pela inscrição do destino no concurso de hastear a Bandeira Azul na praia.

Para receber o selo Bandeira Azul, a praia precisou adotar critérios como foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Yrwana Albuquerque / divulgação

A secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Yrwana Albuquerque, defende que turismo e meio ambiente devem andar juntos e explica que o processo de certificação iniciou ainda em 2021. “Por ser um prêmio sério, com credibilidade no mundo todo, existe todo um processo a ser seguido e etapas a avançar. Fizemos a inscrição, montamos um comitê de trabalho com integrantes do terceiro setor, do Instituto do Meio Ambiente (IMAC) e membros da sociedade civil, fomos avançando e agora celebramos essa certificação. Ao longo do processo conscientizamos e realizamos ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Costumo sempre dizer que turismo e meio ambiente devem andar juntos, e esse prêmio vem para comprovar que estamos no caminho certo unindo esses dois propósitos”.

A cerimônia de hasteamento está prevista para acontecer no dia 26 de novembro, na Praia do Cumbuco. Em toda a região Nordeste, apenas três praias eram certificadas, todas elas na Bahia.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário