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Turistas contam com atendimento em núcleo avançado do Procon na PBTur

Núcleo do Procon na PBTur

Os turistas que chegam à Paraíba têm à disposição um novo espaço de atendimento do Procon Estadual, que funciona no primeiro andar do Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa. Além de atender os turistas e consumidores locais, também são realizadas audiências de conciliação, buscando resolver os conflitos de maneira rápida e eficiente. A parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)/Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) procura fortalecer o turismo na Paraíba e garantir a qualidade e a satisfação dos serviços oferecidos aos visitantes.

De acordo com os dados do Procon, o núcleo na PBTur realizou 400 atendimentos em 2022 e 555 atendimentos em 2023, com mais de 90% dos casos solucionados. Isso mostra a importância e a demanda do serviço.

Segundo Késsia Liliana, superintendente do Procon, um núcleo do órgão na PBTur é de extrema importância, porque aportam vários turistas que têm algum problema nas relações de consumo, seja com a compra de um pacote que não foi devidamente honrado ou atraso no fornecimento de algum serviço. “É um espaço que serve como um ponto central onde os consumidores podem obter informações, fazer denúncias ou registrar reclamações”, comenta a superintendente.

“Nós notamos que os turistas se sentem mais seguros e confiantes, sabendo que têm um órgão de defesa do consumidor à disposição. A ampliação do núcleo permite a harmonização de demandas que envolvem as relações de consumo no setor turístico, investimentos conjuntos em fiscalizações integradas, audiências de conciliação em cancelamentos, remarcações e reembolsos, além expandir o projeto fornecedor consciente com o consumidor contente”, comenta Ferdinando Lucena, presidente da PBTur.

Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, a ampliação do núcleo representa mais um avanço na defesa dos consumidores. “É uma alegria poder expandir os serviços e oportunizar aos turistas e consumidores da região que possam ser atendidos com mais comodidade”, destacou.

O núcleo de atendimento do Procon na PBTur funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no primeiro andar do Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa. As reclamações também podem ser feitas pelo número 151 ou via direct pelo Instagram @proconpb.

PBTur

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

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