Turistas de João Pessoa ganham Guia do Consumidor

No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), os turistas que visitam João Pessoa ganharam um aliado para conhecer os seus direitos durante as viagens. O Guia do Consumidor do Turista, lançado pela Prefeitura durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo, apresenta de forma bastante didática todos os direitos do consumidor e os deveres dos prestadores de serviços dos segmentos como companhias aéreas, bares, restaurantes e meios de hospedagem. O guia foi editado em três línguas: português, inglês e espanhol, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

O presidente do Comtur e secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, ressaltou a importância da cartilha na vida dos turistas que visitam a capital paraibana, “pois vem ampliar o nível de qualificação do turismo da Capital, fornecendo aos visitantes conhecimento prévio dos nossos pontos turísticos e também de como resolver alguns problemas, como por exemplo, quem perde o voo ou chega atrasado no hotel, que direitos têm? Quais os canais de ajuda nesse processo? Enfim, só veio fortalecer ainda mais o setor”.

A cartilha foi apresentada pelo titular do Procon-JP, Rougger Guerra. O secretário disse que o Guia do Consumidor Turista vem reforçar o cuidado que a gestão para com o segmento e com os que visitam a Capital, oferecendo mais um canal de comunicação com dicas dos pontos turísticos da cidade e também de proteção e segurança dos visitantes.

“A ideia é que o turista consumidor que visita nossa cidade esteja ciente dos seus direitos. O Guia traz imagens de pontos turísticos e informações sobre a história da Capital. Além de divulgar nossas belezas naturais, detalha sobre o que reza a legislação desde o transporte aéreo, em relação aos voos e bagagens, ao transporte rodoviário e ainda os requisitos para adquirir gratuidade ou descontos nas passagens intermunicipais na Paraíba. Fala ainda das taxas de serviços em bares e restaurantes, no tocante a obrigatoriedade e outras situações”, explicou.

“Nesta primeira fase serão distribuídas cerca de duas mil cartilhas nos principais pontos turísticos da Capital, hotéis, bares e eventos do Procon e da Setur, e nos próximos 30 dias, mais duas mil”, destacou. A cartilha pode ser acessada ainda pela internet, através do link www.proconjp.pb.gov.br

Segundo Daniel Rodrigues, de posse desse Guia, o turista vai ter a certeza de que está numa cidade que trata o turismo e o turista com seriedade. Atualmente, conforme informou, a ocupação hoteleira em João Pessoa está na ordem de 75%, “o que é bem satisfatório, visto que estamos no período de baixa estação”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

2 respostas

  1. Prezada Ana,

    Muito me apraz conhecer melhor nosso estado e principalmente explorar nossa bela Capital João Pessoa e seus atrativos turísticos. E nesse dia de Domingo entediado e chuvoso não fui a Praia como de costume aos domingos, comecei então a navegar na net no sentido de me distrair em busca de oportunidades de lazer , cultura e gastronomia em diversos sites e blogs a respeito de João Pessoa.
    Qual foi a minha surpresa ao me deparar no seu blog – minutoturismo.com.br com a seguinte notícia: Turista de João Pessoa ganham Guia do consumidor. No exato momento que vi o titulo do seu blog, li todo o seu conteúdo com a voracidade costumaz quando degusto um petisco na praia, que é o meu favorito: “agulha frita”. Resolvi então degustar o tal Guia. Gostaria de enfatizar que prezo pelas informações do conteúdo de cunho social e de políticas publicas constado no Guia.
    A primeira vista nada mais que se trata de uma replicação do normas e Leis que regem o Código de Defesa do Consumidor, onde os prestadores de serviços são obrigados a cumprir, até neste ponto nenhuma novidade, visto que essas informações do Guia é publico e notório, pelo cidadão. O Guia relata as situações onde o turista tenha algum imbróglio nos seguintes seguimentos: hospedagem, restaurantes e bares, transporte aéreo, transporte rodoviário, gratuidade para estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
    Dada essas informações do Guia ou Cartilha são relevantes no sentido do cidadão atualizar-se de seus direitos , porém a intenção do Guia visa também segundo o Presidente do COMTUR e secretario Daniel Rodrigues que diz, ““pois vem ampliar o nível de qualificação do turismo da Capital, fornecendo aos visitantes conhecimento prévio dos nossos pontos turísticos e também de como resolver alguns problemas, como por exemplo, quem perde o voo ou chega atrasado no hotel, que direitos têm? Quais os canais de ajuda nesse processo? Enfim, só veio fortalecer ainda mais o setor”.
    Agora parte da minha degustação e interpretação desse Guia, que ajuda muito pouco ou quase nada, pois fortalecer o setor de turismo seria dar importância no que tange fiscalizar e capacitar o setor de maneira eficiente.
    Existe uma série de problemas em nossa cidade e outras regiões turísticas, que poderiam melhorar o turismo tais como: manutenção de placas indicativas aos acessos turísticos, melhorar na coleta de lixo com mais coletores nas praias, capacitar os colaboradores de bares e restaurantes e uma atuação ostensiva de vigilância sanitária etc.
    Nada mais produtivo e eficiente do que a integração de diversos órgãos governamentais afim de como disse o Secretário “ampliar o nível de qualificação do turismo”. A criação desse Guia ou Cartilha é na minha opinião algo inócuo, pois visa informar o que já é obrigatório pelos prestadores de serviços no seguimento.
    É preciso muito mais do que informação. É preciso ação Governamental, para o tratamento que o Turista merece e também o cidadão que usufrui dos atrativos turísticos de nossa amada João Pessoa e do Nosso Estado.

    Jorge Brandão –
    Cidadão Paraibano.

    1. Caro Jorge Vigolvino Brandão, agradeço por compartilhar sua opinião sobre o Guia do Consumidor para turistas em João Pessoa. Compreendo sua visão de que apenas fornecer informações sobre as leis e normas que regem os serviços turísticos não é suficiente para melhorar a qualidade do turismo na região. De fato, é importante que os órgãos governamentais trabalhem juntos para implementar políticas e iniciativas que capacitem e fiscalizem o setor de maneira eficiente.

      No entanto, acredito que o Guia do Consumidor para turistas em João Pessoa ainda possa ser uma ferramenta útil para os visitantes da região. Embora as informações presentes no Guia sejam de conhecimento público, nem todos os turistas podem estar cientes de seus direitos como consumidores e como proceder em caso de imbróglios com os serviços turísticos. Dessa forma, o Guia pode ajudar a educar e informar os turistas, o que pode resultar em melhores experiências e avaliações positivas do destino turístico.

      Além disso, é importante destacar que a criação do Guia não significa que os órgãos governamentais não estejam trabalhando para melhorar o turismo na região. O Guia pode ser visto como uma iniciativa complementar às outras políticas e programas que visam melhorar a qualidade do turismo em João Pessoa e outras regiões turísticas.

      Em suma, concordo que o Guia do Consumidor não é uma solução completa para todos os problemas enfrentados pelo setor turístico em João Pessoa. No entanto, acredito que pode ser uma ferramenta útil para informar e educar os turistas sobre seus direitos como consumidores, e pode complementar outras iniciativas governamentais que visam melhorar a qualidade do turismo na região.

      Continue acompanhando o blog, grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast