GastronomiaNews

Vale dos Sertões se prepara para apresentar Rota Gastronômica na BTM

Minuto Turismo

A apresentação acontece no próximo sábado (23) de outubro, das 16h20 às 16h50, na sala de capacitação do Brazil Travel Market (BTM), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). São mais de 50 empresas dos municípios paraibanos de Água Branca, Catolé do Rocha, Jericó, Princesa Isabel, Pombal, São Mamede, Santana dos Garrotes, São Bento, Teixeira, que compõem a Rota Gastronômica Vale dos Sertões.

A Rota foi formatada pelo Sebrae Paraíba, por meio de consultorias realizadas nas empresas de alimentação fora do lar, visando a qualidade no atendimento, dos alimentos, bem como na manipulação e acondicionamento dos mesmos. A consultoria também se preocupou com as bebidas, com a melhoria do cardápio regional, com a montagem e lay-out dos pratos, com os protocolos de bio segurança. Do mesmo modo, cada empresa participante foi sinalizada com a logo da Rota.

A nova Rota esta ligada diretamente ao turismo criativo, que oferece aos visitantes a oportunidade de desenvolver sua imaginação, por meio da participação nas experiências culturais, aprendendo com os saberes e fazeres, que caracterizam o destino. Além do mais, a gastronomia regional proporciona uma rica experiência para quem a degusta, pois é o resultado da mistura da cozinha indígena com a africana e a portuguesa, transformadas significativamente pelo saberes e fazeres do povo paraibano, desde o ciclo do açúcar.

divulgação


De acordo com a Associação Mundial de Viagens Gastronômicas, 93% dos viajantes podem ser considerados food traveler’s ou viajantes de comidas. São turistas que viajam com o objetivo principal de provar comidas e bebidas nos lugares em que visitam. Buscam experiências autênticas e únicas de saberes e sabores, além de mergulhar na cultura local.

Na América Latina, o Brasil se destaca na vanguarda do turismo criativo e pesquisas apontam que mais de 30% dos gastos de turistas ao redor do mundo são dedicados à alimentação. A Rota Gastronômica Vale dos Sertões também será lançada no Festival de Turismo de Gramado – RS, de 04 a 07 de novembro.

divulgação
Minuto Turismo
Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário