CulturaNews

Vale Histórico do Paraíba em São Paulo é retratado no “Brasil sem Limites”

O episódio tem estreia marcada para o dia 18 de junho, às 19h no YouTube do Distropya e pela Imperial TV

divulgação

Neste episódio os diretores têm como objetivo compartilhar informações e histórias sobre a cidade de São José do Barreiro e região, parte do Vale que já pertenceu ao município de Lorena, SP, através de uma personagem da cidade que reflete em sua vida o cenário documentado. A região é conhecida pelas fazendas históricas do período do Ciclo do Café, como a Fazenda Pau D’Alho, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A série documental Brasil sem Limites é o resultado da imersão nas viagens dos dois idealistas, Leandro Rolim e Lenec Mota, que aprenderam a ressignificar o cotidiano e entender mais sobre si por meio das conexões e dos compartilhamentos adquiridos e repassados nessas experiências. Rolim, natural de Lorena (SP), é também multimídia e ativista cultural. Nesse episódio, além de diretor, é proponente e roteirista. Lenec Mota é diretor de arte e de fotografia. No episódio João Nicodemos, Rolim produziu a cinematografia.

Leandro Rolim e Lenec Mota

De acordo com Leandro Rolim, ”a série Brasil Sem Limites tem caráter antropológico, que visa identificar traços da individualidade humana que habitam não apenas o ambiente objetivo, mas também o abstrato da sociedade e do cotidiano correspondente ao proposto“, destacou.

Para Lenec Mota, nos dias atuais, muito tem se tratado a respeito do Brasil e da sua historicidade, cultura e natureza. Entretanto, ainda há necessidade de documentar e ao mesmo tempo revelar quão grande é a falta de conhecimento do brasileiro sobre si mesmo, sobre seu próprio país e sobre as pessoas que o compartilham da sua psicosfera”, afirmou.

O projeto Brasil sem Limites tem como objetivo principal retratar a simples identidade do povo brasileiro e suas tonalidades particularidades, focando em personagens populares e suas facetas por meio de entrevistas e do seu espaço narrativo, revelando assim suas contribuições no âmbito intelectual e material, com ênfase no seu contexto social e nas suas ideias. O episódio Vale Histórico do Paraíba em São Paulo, tem o apoio financeiro da Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Lorena, via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Brasil sem Limites

A Série documenta e compartilha a expressão popular e identitária dos povos que compõem o cenário atual brasileiro, desde 2018. Foi idealizada por Leandro Rolim e Lenec Mota, “dois viajantes do audiovisual”, que se propõe a viajar pelo país, entrevistando pessoas que constroem a identidade do Brasil. Quatro episódios já foram lançados; “Molla de Mandacarú” e “Dona Lia e o Memorial do Cuscuz”, “Brejo Grande e Gruta dos Brejões” e “João Nicodemos”, que podem ser assistidos no YouTube.

Serviço:
Brasil sem Limites – Vale Histórico do Paraíba em São Paulo
Estreia: dia 18 de junho às 19h
Onde: Canal Distropya no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC6-XLK46STlekIMI-iv-CCw
e na Imperial TV

divulgação
Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário