As principais tendências para o turismo em 2025

O turismo, uma das atividades mais dinâmicas do mundo, continua a se reinventar diante das transformações sociais, econômicas e ambientais. Em 2025, algumas tendências despontam como fundamentais para atender às expectativas dos viajantes e promover experiências significativas. Por isso resolvi iniciar o ano escrevendo sobre as principais tendências que estão moldando o setor e por que não dizer, que irão mapear o turismo este ano.

A primeira é a sustentabilidade. O turismo sustentável deixou de ser uma opção para se tornar uma exigência. Viajantes estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas escolhas e buscam experiências que respeitem o meio ambiente. Destinos que investem em práticas sustentáveis, como neutralização de carbono, preservação de ecossistemas e apoio às comunidades locais, ganham destaque. Essa é uma prática que está sendo incluída em editais de fomento as pequenas empresas, maioria no turismo. Eu diria que muito mais do que sustentabilidade, as práticas de ESG Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), será critério decisivo na escolha de destinos e serviços.

A inovação tecnológica continua a ser tendência este ano, pois transformar significativamente a experiência do viajante. Ferramentas de realidade virtual e aumentada permitem explorar destinos antes mesmo de sair de casa, enquanto aplicações de inteligência artificial oferecem itinerários personalizados. Além disso, a digitalização de serviços, como check-ins sem contato e pagamento via blockchain, estão redefinindo a praticidade e a segurança no turismo, sem exclusão do profissional do turismo que se beneficia de aplicativos, plataformas de marketplace onde ele pode ofertar seus serviços e aumentar sua renda.

Experiências que criem memorias! Os viajantes estão em busca de conexões autênticas em vez de simples visitas a pontos turísticos. Essa prática tende a se consolidar neste e nos próximos anos, pois as pessoas desejam vivenciar a cultura local, participar de eventos tradicionais, degustar aquela comida que ele só pode encontrar se inserido no ambiente da cidade. Eles querem conhecer a história e as estórias e ser participantes, mesmo que por um momento, para aquela “foto de milhões” no Instagram do cotidiano únicos de cada lugar. É muito importante considerar essa tendência, pois valorizar a identidade e o pertencimento e oferecer experiências que transcendam o turismo convencional.

Todos sabem que a pandemia trouxe uma nova perspectiva sobre o bem-estar físico e mental, e o turismo, talvez por ser diretamente afetado, não ficou alheio a isso. O turismo de bem-estar, ou wellness conceito está ligado às perspectivas contemporâneas sobre saúde e segundo a OMS, é descrito como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, tem ganhado espaço. Em 2025, acredito que essa tendência continuará em alta, com viajantes priorizando destinos que proporcionem relaxamento e revitalização. Esse tipo de turismo já é bem conhecido na Europa, principalmente para o público 60+, pois inclui retiros de meditação, spas naturais e práticas de yoga em destinos paradisíacos, entre outros.

Portanto, as práticas de ESG, o avanço da tecnologia, a personalização de experiências turísticas e o bem-estar são a grande tendências não apenas para este ano, mas para os próximos. Diariamente os perfis de viajantes são analisados e inteligências humanas e artificiais criam roteiros que atendam às preferências individuais, colocando o viajante no centro do planejamento, e assim aumentando a satisfação e a fidelidade aos serviços oferecidos. O turismo em 2025 já está marcado por buscas mais conscientes e personalizadas. Entender essas tendências é essencial para atender às demandas de um setor em constante evolução.

Ana Macêdo

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast